São Paulo é a terceira Cidade Amiga dos Animais na América Latina. Os vencedores do prêmio criado pela organização World Animal Protection, que reconhece as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com populações de cães e gatos, foram anunciados na quinta-feira, dia 25.
A cidade de São Paulo ficou atrás apenas de Bogotá (Colombia) e Conselheiro Lafaiete (MG) e receberá uma placa de reconhecimento por suas ações.
- Antes de adotar um cão ou um gato, conheça essa campanha da Prefeitura de SP
- SP: prefeitura reabre ParCão da praça Buenos Aires; veja mais 10 cachorródromos na cidade
O prêmio Cidade Amiga dos Animais é parte do programa Animais em Comunidades da Proteção Animal Mundial e conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).
São Paulo fez grandes avanços no manejo de populações de cães e gatos. Em parceria com clínicas veterinárias credenciadas, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, escolas e unidades móveis de esterilização e educação em saúde, somado a estratégias multidisciplinares e novos protocolos de atuação, a capital paulista tem desenvolvido um trabalho pautado em políticas públicas permanentes e sustentáveis.
Em 2001, após décadas de uso de métodos ineficazes e cruéis para controle de animais, a cidade implantou o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que esteriliza gratuitamente cerca de 100 mil animais todos os anos. Ao longo do programa, foram castrados mais de um milhão de animais, entre cães e gatos.
A prefeitura também oferece esterilização cirúrgica para animais tutelados por protetores cadastrados no Programa de Apoio ao Protetor Independente.
Os tutores de cães e gatos contam, ainda, com o atendimento clínico e cirúrgico gratuito em dois hospitais veterinários públicos (com previsão de ampliação do serviço) e cinco unidades móveis de esterilização cirúrgica. O serviço é destinado à população carente da cidade.
Os animais comunitários estão protegidos na cidade desde 2008, e programas de controle da população de gatos ferais, assim como monitoramento e controle dos animais em áreas de interesse à saúde foram implementados.
Em relação à comunidade, o governo paulistano é pioneiro em questões como guarda responsável na educação infantil, tendo criado o Projeto Escola Amiga dos Animais.
Oferece, também, atendimento a acumuladores de animais por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, veterinários e outros profissionais.
Nas áreas indígenas e de preservação, a prefeitura realiza o monitoramento, controle reprodutivo, programas de saúde veterinária preventiva e cuidados sanitários dos animais.
Com informações da Prefeitura de São Paulo
Veja também:
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar
+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa
+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol
+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”
+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’
+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar
+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto
+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado
+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)