Saiba quando e como dar o primeiro passeio com um filhote de cachorro - Pet é pop

Saiba quando e como dar o primeiro passeio com um filhote de cachorro

Saiba quando e como dar o primeiro passeio com um filhote de cachorro
Saiba quando e como dar o primeiro passeio com um filhote de cachorro
Saiba quando e como dar o primeiro passeio com um filhote de cachorro (Foto: Zoe Gammon/Pixabay)

Se você adotou um novo cachorrinho recentemente, provavelmente está ansioso para levá-lo para o primeiro passeio. Mas, calma, é importante que você considere a saúde dele primeiro.

Veja também:

Hugh Jackman e sua mulher curtem passeio com cães em Nova York
Aprenda como pôr um fim aos puxões que o seu cão dá durante os passeios
Cão engole máscara descartável durante passeio e para no hospital

A maioria dos veterinários recomenda que você espere até depois da segunda vacinação antes de expor seu filhote ao mundo exterior, pois eles podem ser suscetíveis a pegar vírus ou infecções.

Portanto, antes de levar seu pequeno para um passeio, confira as dicas a seguir sobre a melhor hora para começar a levar seu cachorro para fora, por que você deve ir devagar e como você pode preparar você e seu cãozinho para sua primeira caminhada juntos.

Quando posso levar meu cachorro para fora pela primeira vez?

Os veterinários recomendam não levar o cachorro a lugares públicos até cerca de duas semanas após a segunda vacinação, por volta das 14 a 16 semanas de vida. Eles podem facilmente pegar vírus desagradáveis, como parvovírus e cinomose. Até mesmo cheirar ou lamber uma superfície que foi contaminada por um cão infectado pode transmitir o parvovírus e cachorros não vacinados podem ser particularmente suscetíveis.

O que preciso saber sobre vacinas?

As vacinas fornecem proteção inestimável contra várias doenças às quais seu filhote pode ser exposto, como o vírus da cinomose canina e o parvovírus canino. Ter seu filhote vacinado irá protegê-lo contra essas doenças potencialmente fatais e impedi-lo de transmitir doenças a outros animais.

Os filhotes devem ser vacinados entre 6 a 9 semanas de idade e novamente entre 10 a 12 semanas. Eles ficarão totalmente protegidos duas semanas após a segunda vacinação, portanto, é aconselhável aguardar para levá-los para fora depois disso.

Como posso preparar meu cachorro para o ar livre?

Você pode começar a apresentar seu filhote ao mundo deixando-o sair em seu jardim. Desde que o seu jardim seja seguro e fechado com cercas sólidas e não seja usado por outros cães, o seu cachorro pode sair para o jardim imediatamente. Isso ajudará a aumentar sua confiança, acostumá-los com sua nova casa e você pode começar seu treinamento de banheiro.

Por que não criar uma pista de obstáculos em seu jardim, usando tampas de lixo, bastões, raquetes de tênis, etc.? Isso fará com que seu cachorro se acostume a ver coisas novas, para que ele não as ache alarmantes quando as descobrirem em público.

O que devo fazer em nosso primeiro passeio?

Levar seu filhote para passear pela primeira vez é um grande momento para você e seu cão. Pode ser bastante assustador, então aceite com firmeza e tente permanecer relaxado e calmo. Certifique-se de manter um olho cuidadoso em seu filhote o tempo todo. Há muito para o seu cachorrinho absorver, então mantenha a caminhada curta e aumente gradualmente. Isso evitará que seu filhote fique sobrecarregado ou ansioso. Deixe seu filhote definir o ritmo e parar quando quiser.

O que meu cachorro deve usar na primeira caminhada?

Antes de se aventurar para a primeira caminhada oficial, é uma boa ideia que eles se acostumem a usar coleira e guia. Especialistas recomendam o uso de uma guia padrão não retrátil, que significa que seu filhote ficará perto de você, dando a você mais controle sobre ele, e não terá a consequência indesejada de ensiná-lo a puxar a guia.

O que mais devo lembrar na primeira caminhada?

Pode ser interessante levar algumas guloseimas com você para elogiar o bom comportamento do seu filhote ou usá-las como uma distração, se necessário. Além disso, não se esqueça de seus saquinhos de lixo para cocô ao passear com seu filhote.

Qual é a melhor maneira de lidar com o trânsito?

É fundamental que seu cão se acostume com as estradas. Desde a primeira caminhada, ensine seu filhote a parar no meio-fio e aguardar suas instruções. Mais uma vez, mantenha o calmo e permita que seu filhote se acostume com as imagens e sons do tráfego que passa.

Quando meu cachorro pode conhecer outros cães?

Você precisará esperar até que seu filhote esteja totalmente vacinado antes de deixá-lo conhecer outros cães. Mantenha-os na coleira e observe a linguagem corporal dos outros cães para garantir que eles fiquem felizes em cumprimentar seu filhote.

O que acontece se eu levar meu cachorro para fora antes do que deveria?

Por mais que seja tentador levar seu novo filhote para passear quando você o leva para casa, há vários riscos envolvidos em levá-lo para passear muito cedo. Isso inclui a exposição potencial a doenças graves, além de ser assustador para o seu cão, pois tudo será novo para eles e você pode arriscar exercitá-los em excesso, o que pode levar a problemas nas articulações mais tarde.

  • Back to top