Saiba por que gatos gostam tanto de dormir no pé dos donos - Pet é pop

Saiba por que gatos gostam tanto de dormir no pé dos donos

Saiba por que gatos gostam tanto de dormir no pé dos donos
Saiba por que gatos gostam tanto de dormir no pé dos donos
Saiba por que gatos gostam tanto de dormir no pé dos donos (Foto: Kim Loan Nguyen thi/Pixabay)

Já se perguntou porque o seu gato gosta de dormir no seu pé? De acordo com uma comportamentalista animal esse hábito tem a ver com a vulnerabilidade que sentem durante a noite.

Veja também:

De acordo com Erin Askeland, consultora de comportamento e saúde animal do Camp Bow Wow, os gatos fazem isso por dois principais motivos: instinto e vulnerabilidade.

“Quando um gato vai dormir, sua guarda é abaixada e eles sabem que estão mais vulneráveis, então, muitas vezes, os gatos podem escolher dormir ao pé da cama por segurança e proteção, para alertá-lo se sentirem uma ameaça , e para protegê-lo”, disse Erin ao site POPSUGAR.

“O pé da cama também proporciona uma fuga mais rápida, que faz parte dos instintos do gato, enquanto na cabeceira da cama ou mesmo dentro dos cobertores, essa rota de fuga não é tão clara. Muitas vezes, o pé da cama é semi-centralizado em uma sala, portanto, não só dá ao gato uma visão de cima, mas também a capacidade de se mover em qualquer direção rapidamente, conforme necessário”, acrescentou ela.

Embora faça sentido que um gato dormiria na ponta da cama, por que eles escolhem dormir nos seus pés e não no espaço livre que tem na região?

“Embora os gatos possam ser criaturas independentes, eles gostam de quem os sustenta e ainda são bastante sociáveis. Eles sabem quem põe comida, água e petiscos na mesa, quem brinca com eles e quem lhes dá atenção, então eles irão procurar essa pessoa (ou pessoas) para estar perto e oferecer afeto em troca, ou apaziguar você para que continue a cuidar delas”, disse ela.

No entanto, Erin salientou que nem tudo é só afeto e amor. “Os gatos também podem usar você simplesmente para o seu calor! Pode ser por isso que alguns gatos vão para a sua cabeça ou corpo durante a noite e depois voltam para ao pé da cama. Conforme a temperatura do seu corpo muda, seu gato pode se mover para locais mais quentes (ou mais frios), dependendo de suas próprias necessidades.”

  • Back to top