Saiba o que fazer durante o ataque de um cachorro - Pet é pop

Saiba o que fazer durante o ataque de um cachorro

Saiba o que fazer durante o ataque de um cachorro
Saiba o que fazer durante o ataque de um cachorro
Saiba o que fazer durante o ataque de um cachorro (Foto: Pixabay)

Se você se envolver em um ataque de cachorro, o que fazer? Segundo especialistas, é importante lembrar que a maioria dos cães não morde, então se um cachorro te atacar, geralmente é porque eles estão com medo ou ansiedade, em vez de agressividade.

Veja também:

+ Cesar Millan é processado por supostamente acobertar ataque letal de seu pitbull
+ Vídeo hilário: gatos desafiam a lei da gravidade em parede
+ Susto: mulher acorda com cão estranho dormindo em sua cama

Muitas pessoas imaginam que apenas raças de cães específicas são agressivas e mais propensas a atacar, mas esse é um estereótipo errado. A verdade é que qualquer tipo de cão pode morder. Aqui está o que fazer caso você veja outra pessoa sendo atacada por um cachorro:

  • Mantenha-se seguro: se você intervir, você pode ser mordido;
  • Tente distrair o cachorro (chame de uma distância segura, aperte a buzina do seu carro);
  • Ligue para atendimento médico de emergência, se necessário.

Há também duas coisas importantes a fazer depois de um ataque de cão:

  • Fornecer assistência médica: cada mordida de cachorro precisará de atenção médica, para tratar lesões e prevenir infecções;
  • Denuncie: a maioria dos conselhos locais também exige que todos os ataques de cães sejam relatados. As autoridades locais podem recolher provas, entrevistar testemunhas e dar seguimento.

Caso seja necessário, eles podem impor uma ordem de “cachorro perigoso” ou dizer ao proprietário para instalar ou consertar cercas. Cães de rua também podem ser denunciados e resgatados pelas autoridades.

E se o cachorro estiver atacando você?

Se você vir um cachorro que parece agitado e está correndo em sua direção, o mais importante é não reagir ou gritar. Fique calmo e evite contato visual. Afaste-se do local o mais calma e lentamente possível.

Se um cão estiver atacando, é melhor ficar de pé, ficar parado e pedir ajuda. Se você tiver tempo, colocar algo entre você e eles (uma jaqueta ou lixeira) pode ajudar. Se você acabar no chão, enrole-se em uma bola o mais firme possível.

A maioria dos cães tem uma boa “inibição de mordida”. Se um cão está realmente assustado e uma pessoa que se aproxima não reconhece os sinais, provavelmente morderá uma vez como um aviso ou reação, mas não necessariamente continuará mordendo se você puder se afastar.



  • Back to top