Saiba o que fazer caso seu gato pare de usar a caixa de areia - Pet é pop

Saiba o que fazer caso seu gato pare de usar a caixa de areia

Saiba o que fazer caso seu gato pare de usar a caixa de areia
Saiba o que fazer caso seu gato pare de usar a caixa de areia
Saiba o que fazer caso seu gato pare de usar a caixa de areia (Foto: Mayer Maged/Unsplash)

Não é incomum que seu gato pare de usar a caixa de areia em algum momento de sua vida. Mas, é importante determinar o motivo antes que se torne um comportamento indesejado.

Veja também:

+ Saiba como fazer o seu gato parar de fazer cocô no chão
+ Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê
+ Seu cão tem o hábito de comer cocô de gato? Saiba por que e como dar um jeito nisso

Antes de tudo, leve o felino ao veterinário para um exame físico completo. Existem vários motivos médicos possíveis que podem fazer com que ela pare de usar sua caixa sanitária e todos eles devem ser descartados.

Infecção do trato urinário, prisão de ventre, diarréia, diabetes, hipertireoidismo, cálculos renais e cistite são alguns exemplos que podem ser sanados com tratamento e resultam em um retorno natural à caixa de areia.

Gatos com problemas renais ou artrite podem exigir algumas adaptações para tornar a caixa sanitária mais amigável. Depois que as condições médicas forem descartadas, aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais os gatos podem não estar usando suas caixas sanitárias:

Os gatos preferem caixas maiores com lados que não são muito altos. Gatos mais velhos ou com excesso de peso podem precisar de caixas sanitárias com lados mais curtos para facilitar o uso.

Alguns gatos não estão interessados ​​em entrar em caixas cobertas ou usar caixas com forros. As novas caixas de limpeza automática podem ser assustadoras para alguns gatos.

Se você mudou recentemente o tipo de areia usada, seu gato pode não ter gostado. Alguns gatos parecem não se importar com o tipo de areia que preenche suas caixas, outros desenvolvem uma preferência por sua areia favorita quando são filhotes e resistem ou rejeitam as mudanças. Independentemente do tipo de areia, a maioria dos gatos prefere apenas uma ou duas polegadas na caixa.

Certifique-se de que a caixa sanitária seja limpa com frequência. Os gatos são muito exigentes quando se trata de limpeza e podem procurar outro lugar em vez de usar uma caixa suja. Retire pelo menos uma vez por dia e descarte completamente e limpe a caixa pelo menos uma vez a cada duas ou três semanas com um sabonete neutro sem perfume.

Se você adicionou outro membro da família felina à sua casa recentemente, resolva o problema dando a cada gato sua própria caixa de areia. Às vezes, os gatos que viveram sozinhos por anos podem desenvolver um conflito que exige que cada um tenha sua própria caixa. Felinos idosos ou gatos com artrite que vivem em uma casa de vários andares podem precisar de uma caixa de areia em cada andar.

Se você mudou a caixa de areia para um local diferente, o gato pode resistir ou rejeitar a mudança. Os gatos são criaturas de hábitos. Se você precisar mover a caixa sanitária, faça-o gradualmente. As caixas sanitárias devem ser colocadas em um local silencioso, longe do tráfego intenso ou de áreas barulhentas da casa. Geralmente, os gatos não gostam de comer onde usam o banheiro, portanto, mantenha as caixas sanitárias longe de seus pratos de comida e água.

Incentive o gato a voltar para a caixa sanitária, tornando os locais inadequados menos desejáveis. Primeiro, limpe a área com um limpador enzimático para eliminar o odor. Em seguida, bloqueie as áreas ou cubra-as com um material irritante para ele andar, como filme plástico, tiras de fita dupla-face ou papel alumínio.

É extremamente importante abordar o comportamento o mais rápido possível. Quanto mais os gatos praticarem esse comportamento indesejado, maior será a probabilidade de ele se tornar um hábito difícil de ser abandonado. Pode exigir um pouco de paciência, mas assim que você descartar as preocupações com a saúde, descobrir as possíveis causas e aliviá-las, tornando os locais de acidentes indesejáveis, ele deve voltar para a caixa de areia.

  • Back to top