Saiba o que fazer caso o seu cão tenha o hábito de comer fezes - Pet é pop

Saiba o que fazer caso o seu cão tenha o hábito de comer fezes

Saiba o que fazer caso o seu cão tenha o hábito de comer fezes
Saiba o que fazer caso o seu cão tenha o hábito de comer fezes
Saiba o que fazer caso o seu cão tenha o hábito de comer fezes (Foto: Jana Shnipelson/Unsplash)

O hábito dos cães comerem fezes não é incomum. O nome técnico para isso é coprofagia, a ingestão de fezes, seja deles, de cavalos, de gatos, entre outros. Confira algumas razões pelas quais isso acontece e, o mais importante, como fazê-los parar.

Veja também:

Confira 9 razões pelas quais os cães comem cocô:

1. Condições médicas

Há um equívoco comum de que esse hábito está relacionado a uma deficiência de nutrientes ou a um problema médico. Embora não seja comum, se este for um hábito novo e fora do comum para seu cão, você pode levá-lo ao veterinário para fazer uma checagem.

2. Filhotes curiosos

Filhotes podem ser fofos, mas também são criaturinhas curiosas. Eles estão encontrando seu caminho no mundo e vão tentar comer de tudo, infelizmente isso também significa comer seu próprio cocô. É uma parte importante de seu desenvolvimento e algo que a maioria dos filhotes acabam deixando de lado depois de crescer.

3. Eles gostam disso

É realmente a explicação mais simples de por que os cães comem cocô: eles gostam do sabor. Pode ser difícil de entender, mas é um dos motivos mais comuns e geralmente não é motivo de preocupação.

4. Tédio

Também pode ser um sinal de tédio. Se o seu cão sentir que isso causará uma reação, é provável que ele continue. Eles são inteligentes e adoram atenção, mesmo que seja negativa. Certifique-se de que seu cão esteja recebendo estímulo suficiente. Leve-os para muitas caminhadas, brinque com eles e faça com que eles se sintam amados.

5. Ansiedade de separação

Você tem deixado seu cão por períodos mais longos do que o normal? Eles estão exibindo sinais de estresse ou ansiedade? Esta poderia ser outra explicação do motivo pelo qual seu cão está comendo cocô. Comer algo que não deveriam, seja cocô ou não, é uma forma de canalizar sua ansiedade.

6. Fome

O seu cão pode simplesmente estar com fome, por isso está preenchendo o espaço no estômago com o que encontrar. Certifique-se de alimentar seu cão com comida suficiente e não deixe muito tempo entre as refeições.

O aumento do exercício e certos medicamentos podem aumentar o apetite. Fale com o seu veterinário se precisar de alguns conselhos sobre o que e quanto você deve alimentar seu cão.

7. Limpeza

Comer cocô é um sinal de limpeza, principalmente com as mães tentando limpar a bagunça de seus filhotes. Isso é completamente natural e não deve ser desencorajado, a mãe está simplesmente cuidando de sua ninhada.

8. Punição

Se o seu cão fizer sua necessidade dentro de casa em algum lugar errado e for regularmente punido por isso, ele pode comer seu cocô como forma de escondê-lo de seus donos. Tente não dar grande importância aos acidentes, para que eles não se sintam inclinados a esconder as evidências.

9. Comportamento aprendido

Se você tem cães mais velhos em casa, é provável que esse seja um hábito que foi adquirido ao observar outros cães fazerem o mesmo.

Como impedi-los de comer cocô

Há alguns casos que este hábito pode ser prejudicial à saúde. As fezes podem conter parasitas ou, no esterco de cavalo, pode haver vestígios de remédios contra vermes que são prejudiciais aos cães.

Existem maneiras de impedir que seus cães comam cocô, entre elas:

  • Remova a tentação: se o seu cão ainda não foi treinado em casa ou se ele fez uma bagunça no jardim, limpar imediatamente ajudará a remover a tentação.
  • Distraia-os: se você estiver passeando, mantenha-os entretidos e distraídos. Se eles estão prestes a comer algo desagradável, chame-os e mantenha-os distraídos.
  • Recompense-os: os cães respondem bem às recompensas, seja uma guloseima, um jogo ou apenas muito amor.

É importante não punir seu cão por comer cocô, é improvável que funcione e eles simplesmente tentarão esconder o hábito de você.

  • Back to top