Saiba o que é ração holística e se vale a pena servi-la ao seu cão - Pet é pop

  • Saiba o que é ração holística e se vale a pena servi-la ao seu cão

    cachorro ração - Foto Pixabay
    -->



    cachorro ração - Foto Pixabay
    Saiba o que é ração holística e se vale a pena servi-la ao seu cão

    Com a onda cada vez maior entre humanos adeptos de uma alimentação mais saudável, vem crescendo nos EUA a fabricação e consumo de rações holísticas para pets.

    Em vez de esclarecer, a palavra holística gera mais dúvidas na cabeça dos consumidores. E geram perguntas como “é diferente de natural?”, “como e quais são os ingredientes?”, “é premium?”. As respostas não são fáceis.

    Saúde holística geralmente significa corrigir a raiz de um problema de saúde, em vez de apenas se livrar dos sintomas. Por exemplo, se o pelo do seu cão ficar seco e escamoso, existem muitos xampus por aí que prometem uma pelagem macia e sedosa. Esse xampu pode corrigir os sintomas, mas pode haver uma causa subjacente para a pele estar desse jeito. E são coisas como essa que a alimentação holística se propõe a precaver.

    Ração holística para cães - Foto Divulgação

    Na indústria de rações para animais de estimação, ainda não há uma definição universal ou padrão do que classifica um alimento para cães como holístico.

    Às vezes, segundo o site Pet MD, as palavras impressas em sacos e recipientes são simplesmente usadas como táticas de marketing para atrair os consumidores.

    Mas uma coisa é certa: alimentos holísticos para animais de estimação fazem parte do movimento em direção a uma dieta menos processada, com ingredientes de alta qualidade.

    Ração holística para cães - Foto Divulgação

    E que ingredientes são esses? 

    Embora a maioria das marcas holísticas de alimentos para cães contenha ingredientes diferentes, a única coisa que eles têm em comum são os nutrientes.

    Nas embalagens, você pode deparar com alguns desses:

    Proteína de qualidade: de peixe, frango ou porco

    Grãos saudáveis: para energia

    Prebióticos e probióticos: dão suporte ao sistema digestivo e facilitam a absorção de nutrientes

    Enzimas digestivas: para ajudar a quebrar proteínas, carboidratos e gorduras

    Fibra natural: para ajudar a comida a se mover ao longo de seu sistema digestivo e mantê-lo regulado

    Ervas: para ajudar no combate a inflamações (especialmente em cães idosos)

    Vitaminas e minerais: para ossos fortes, um coração saudável e para o benefício de outros órgãos

    Antioxidantes: para prevenir câncer, diabetes e outras possíveis doenças

    Ração holística para cães - Foto Divulgação

    Embora não exista um padrão para ingredientes holísticos para rações, algumas marcas incluem aditivos ou ingredientes específicos que, acredita-se, promovem o bem-estar geral em cães.

    A tendência atual das dietas holísticas inclui formulações sem grãos e que incluem legumes e batatas por trigo, milho e soja. Mas, segundo o site, nem todos os ingredientes em uma ração holística podem ser benéficos para seus animais de estimação.

    Sem uma definição padrão, as empresas de alimentos podem usar qualquer ingrediente que escolherem e afirmar que a comida é holística.

    Como escolher 

    Os donos podem escolher entre uma variedade de alimentos holísticos para os cães. Nos EUA, eles são encontrados em forma de ração padrão e enlatados, mas vêm em preparações cruas. Algumas delas estão disponíveis no Brasil. E, dentro da categoria de alimentos crus, existem formulações desidratadas e liofilizadas.

    Antes de decidir qual marca é a melhor para o seu cão, faça uma pesquisa. Aqui estão as etapas que você pode seguir para comprar uma comida holística:

    Ração holística para cães - Foto Divulgação

    1. Converse com seu veterinário

    Só um veterinário vai saber informar qual a comida que melhor se adapta ao estilo de vida e à idade do cão.Mesmo que ele aprove a dieta holística, alguns cães não comem alimentos crus, e as refeições caseiras exigem que os donos sejam diligentes em garantir que os requisitos nutricionais sejam atendidos.

    Trabalhar com o seu veterinário é a melhor maneira de garantir a nutrição e dieta do seu cão.

    Ração holística para cães - Foto Divulgação

    2. Pesquisando marcas

    Além de falar com um veterinário, você deve ler atentamente os rótulos dos ingredientes nos alimentos holísticos para cães. É recomendável também pesquisar a empresa e a marca responsável pela fabricação dos alimentos.

    Procure saber qual é o histórico da marca, se já teve problemas com rotulagem incorreta, contaminação de ingredientes ou outro problema relacionado à qualidade ou segurança do produto.

    Investigue as práticas de controle de qualidade da empresa e certifique-se de que as fórmulas foram aprovadas por um nutricionista veterinário e atendam aos requisitos mínimos das agências de controle.

  • Back to top