Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele - Pet é pop

Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele

Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele
Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele
Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele (Foto: Keenan Barber/Unsplash)

Gatos adultos saudáveis ​​passam uma média de 16 horas por dia dormindo, enquanto filhotes, gatos idosos e aqueles com problemas de saúde podem precisar de ainda mais descanso. Mas o que a posição de dormir do seu gato diz sobre como ele está se sentindo?

Veja também:

+ Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar
+ Comovente: Dona leva seu cão em estado terminal para comer o último sorvete
+ Vídeo: labrador detesta deitar no chão e faz contorcionismo para caber em cama de gato

De cochilar de lado a alongar-se de costas com a barriga voltada para cima, podemos aprender muito sobre nossos amigos felinos por meio de suas rotinas de sono.

A equipe de especialistas da República dos Gatos revelou os verdadeiros significados por trás das posições mais comuns para dormir de gatos:

De barriga para cima

Esta posição é onde o gato dorme de costas com a barriga fofa exposta e abrindo as patas. Quando os gatos expõem as áreas da barriga, eles estão deixando o mundo saber que se sentem seguros e felizes com o que está ao seu redor.

A barriga de um gato é considerada a parte mais vulnerável de seu corpo. Por isso, de barriga para cima é a posição mais vulnerável para dormir, então se seu gato está expondo sua barriguinha, é um sinal de que ele confia em você e se sente seguro em sua casa.

Enrolado

Quando os gatos se enrolam em uma lua crescente, envolvem o corpo com a cauda e colocam a cabeça na direção do peito, isso significa que estão se protegendo de um perigo potencial.

Esta é uma posição instintiva que permite que os gatos conservem seu calor enquanto protegem as partes vulneráveis ​​do corpo. Por isso, é uma das posições mais comuns para dormir. Se o seu gato está dormindo nessa posição, é quase certo que ele queira apenas dormir em paz.

Em uma caixa

Caixas de sapatos, pias de banheiro e até caixas de papelão vazias são apenas alguns dos lugares estranhos e maravilhosos onde seu gato pode escolher tirar uma soneca.

Os gatos gostam de se espremer em espaços apertados, onde se sentem mais seguros e protegidos, em vez de serem expostos aos perigos potenciais de um espaço aberto.

O perigo percebido em sua casa pode ser algo tão trivial como a máquina de lavar ou o aspirador de pó no canto da sala, então não se assuste com esse comportamento.

É perfeitamente normal que o seu gato rasteje em gavetas, cestos e caixas, bem como em cantos escondidos, debaixo das camas e debaixo das toalhas de mesa.

Os gatos têm uma necessidade natural de calor e proteção, e esses espaços confinados proporcionam aos gatos um ambiente tranquilo e pacífico.

Olhos meio fechados

Se você já se perguntou por que seu gato está dormindo com os olhos entreabertos, é por causa de sua natureza predatória que permite que ele reaja instantaneamente a qualquer coisa que o assuste. Dormir com os olhos apenas semicerrados também significa que os gatos são capazes de controlar o ambiente e se sentir mais à vontade.

Esta posição é comum para gatos recém-adotados ou animais de estimação que vivem em ambientes caóticos com crianças, por exemplo. É também um indicador de que seu gato não está disposto a baixar a guarda.

Se for esse o caso, você deve garantir que eles tenham uma variedade de lugares calmos e aconchegantes, onde possam se aninhar e relaxar.

Fatia de pão

Os gatos dormem em muitas posições interessantes, e o “pão” está entre as mais comuns. Esta posição é quando um gato dorme com as patas e o rabo enfiados sob eles, e parece que eles têm a forma de um pão. Eles dormem nesta posição porque é extremamente confortável e os mantém aquecidos.

As patas do seu gato não têm pelos para regular o calor, então, quando está frio, eles as mantêm enfiadas embaixo do corpo para se aquecer. Além disso, a posição do pão pode indicar que seu gato está feliz e relaxado, o que significa que ele se sente seguro perto de você e confia em você.

Dormindo em cima de você

Ao contrário dos humanos, os instintos naturais dos gatos os tornam sempre prontos para atacar a presa ou se defender. Como estão sempre prontos para a ação, faz sentido que mantenham proteção extra abraçando seu dono.

Dormir ao lado ou sobre outro amigo ou dono ajuda-o a se sentir seguro e protegido de predadores. Outra razão pela qual nossos gatos se aconchegam em nós é que eles querem calor extremo, atenção e eles se sentem seguros o suficiente perto de você para ficarem vulneráveis.

Esticado

Os gatos adoram se esparramar de barriga para baixo com as patas esticadas para frente e para trás. Esta posição indica que eles estão em um sono profundo e se sentem muito relaxados e à vontade no ambiente ao seu redor. Eles não se sentem ameaçados.

Dormindo de lado

Assim como a barriga para cima, essa posição envolve o gato expondo a área mais vulnerável do corpo, a barriga. Novamente, esta posição é um sinal positivo de que seu gato se sente confortável perto de você e dentro de sua casa. Um gato dormindo de lado geralmente está em um sono profundo e provavelmente descansará por um período mais longo do que em outras posições.

Assim como os humanos, dormir de lado é uma das posições mais confortáveis ​​para os gatos. Os gatos que preferem essa posição geralmente ficam relaxados e se sentem confiantes.

Patas no rosto

Você já viu seu gato cobrindo o rosto ou a cabeça com as patas quando está dormindo? Existem várias razões pelas quais eles podem favorecer essa postura. Se suas patas cobrem os olhos, eles podem estar bloqueando o sol ou uma luz forte na sala ou tentando manter o nariz aquecido.

Se sua cabeça estiver coberta, isso significa que não desejam ser incomodados. Ao enterrar a cabeça, eles se sentem seguros e protegidos, enviando a mensagem de que querem um tempo a sós para descansar.

Se você vir seu gatinho dormindo nesta posição, é melhor deixá-lo e evitar acordá-lo, a menos que você queira um gato mal-humorado em suas mãos.

Sentado

A posição sentada é quando o gato dorme enquanto está em uma postura ereta com o rabo enrolado nas patas. Se você olhar de perto, seu gato provavelmente não está dormindo, eles estarão mais frequentemente do que simplesmente descansando, então eles ainda podem entrar em ação a qualquer momento.

Essa posição de dormir permite que eles acordem e dêem um bote se se sentirem ameaçados. Os gatos nesta posição muitas vezes se sentem ansiosos e inquietos.

Para a maioria dos gatos, isso é apenas um instinto natural entrando em ação, mas se você achar que esse comportamento está se tornando mais frequente, monitore como seu gato age em certos cômodos da casa e o que pode estar fazendo com que ele se sinta ameaçado e ansioso.

  • Back to top