Saiba o jeito certo de dar banho no seu gato e sobreviver a isso - Pet é pop

Saiba o jeito certo de dar banho no seu gato e sobreviver a isso

Saiba o jeito certo de dar banho no seu gato e sobreviver a isso
Saiba o jeito certo de dar banho no seu gato e sobreviver a isso
Saiba o jeito certo de dar banho no seu gato e sobreviver a isso (Foto: anlyu0/Pixabay)

Antes de dar banho no gato, se pergunte se o banho realmente é necessário. Ao contrário dos cães, os banhos nos felinos são um evento raro, só sendo necessários quando eles estão realmente sujos.

Veja também:

Banho e gatos é uma combinação que nem sempre dá certo. Veja o vídeo!
Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você
Tudo o que você precisa saber antes de levar um gato sphynx pra casa

Segundo o Cornell University College of Veterinary Medicine, os gatos passam entre 30 e 50% do dia se limpando. Isso significa que eles têm tudo sob controle. Porém, em certos momentos, pode ser preciso dar um banho neles. Então, saiba como fazer isso da maneira correta seguindo estes passos:

Antes de tudo, determine se o banho é realmente necessário

Existem vários motivos pelos quais você pode precisar intervir para ajudar seu gato a ficar limpo. Se o seu gatinho tem micose ou um grande problema com pulgas, seu veterinário pode recomendar um banho com shampoo específico.

Qualquer gato que rolou em algo pegajoso ou aparenta estar visivelmente sujo deve tomar banho. Gatos sem pelos, como os sphynx, precisam de banhos semanais porque os óleos e o suor de sua pele não têm pelos para se agarrar, portanto, eles são incapazes de se limpar com eficácia.

Gatos com excesso de peso e aqueles com artrite podem precisar de ajuda para se manterem bem tratados, especialmente em locais de difícil acesso.

Se você determinou que um banho é realmente necessário, prossiga para a primeira etapa.

Passo 1: Escolha um momento calmo

O horário que você dá banho no seu gato é quase tão importante quanto como você dá o banho. Evite horários de pico de atividade ou quando seu gato estiver com muita fome. Idealmente, ele ficará relaxado em momentos mais calmos.

Além disso, seu mantra para a hora do banho do gato deve ser: devagar e sempre. Não tente fazer isso se você estiver com pressa ou tiver tempo limitado. Os gatos captam essa tensão, e será mais difícil fazer disso uma experiência positiva ou indolor.

Passo 2: Apare as unhas dele

A menos que você queira que seus braços fiquem arranhados de cima a baixo após o banho, é aconselhável aparar as unhas do seu gato antes. Aparar as unhas deve ser uma atividade regular, então isso não deve deixá-lo muito nervoso.

Passo 3: Escove o pelo dele antes do banho

Certifique-se de desembaraçar todos os nós e passar por qualquer pelo emaranhado, especialmente para gatos de pelo comprido. A pelagem emaranhada pode reter sabão e resultar em infecções de pele mais tarde. Assim como aparar as unhas, a escovação deve fazer parte da sua rotina.

Passo 4: Coloque um tapete antiderrapante na pia

Pias ou grandes banheiras de plástico funcionam melhor do que banheiras humanas para gatos. Menos espaço para ela se mover significa mais facilidade de manobra para você. Para isso, é crucial ter um tapete antiderrapante em qualquer superfície que você usar. Os gatos gostam de tração e se o piso abaixo deles for muito escorregadio, isso levará a um maior caos e angústia.

Passo 5: Encha a pia com alguns dedos de água morna

O som de água correndo pode estressar um felino. Por isso, encha a sua pia ou banheira com água morna antes de levá-lo ao banheiro. Se você tem uma pia com um bocal de pulverização que pode operar em uma configuração muito baixa, você pode não precisar da água parada.

Passo 6: Limpe as orelhas e o rosto do gato com uma toalha

Usando uma toalha ligeiramente úmida, limpe suavemente as orelhas e o rosto do seu gato. Evite usar sabão ou enxágue diretamente essas áreas com água durante o restante do banho.

Passo 7: Molhe o seu gato de trás para frente

Com um copo, molhe lentamente o corpo do seu gato, começando pelo rabo e subindo até o pescoço. A temperatura da água deve ser ligeiramente morna, não quente, como a temperatura que você usaria para dar banho em um bebê.

Passo 8: Massageie o shampoo sem perfume no pelo dele

Neste momento, é muito importante usar um shampoo sem perfume. Os felinos são muito exigentes quanto aos cheiros. Massageie suavemente um shampoo sem cheiro em seu pelo, novamente trabalhando em direção ao pescoço a partir das patas traseiras.

Passo 9: Enxaguar bastante

Enxágue e enxágue novamente, oferecendo elogios calmantes o tempo todo. O shampoo pode causar irritação na pele, por isso é importante garantir que ele esteja totalmente livre de espuma.

Passo 10: Seque com calma

Usando quantas toalhas secas e limpas forem necessárias, seque suavemente e calmamente o pelo do seu gato. Nesse ponto, ele pode estar ainda mais agressivo e tentando ao máximo escapar de você. Aguente firme e segure-o com força enquanto o deixa o mais seco possível. Depois de fazer o seu melhor, não há problema em deixá-la secar o resto do pelo em uma sala quente.

Passo 11: Hora dos petiscos!

Você tem que entregar alguns petiscos saborosos extras para o seu gato após o banho. Pode ser uma boa ideia reservar guloseimas especiais para eventos de higiene, como banhos, aparar as unhas e escovar os dentes, para que o seu gato associe essas atividades a recompensas positivas e distintas.

  • Back to top