Saiba interpretar as mensagens que seu gato emite pelo rabo - Pet é pop

Saiba interpretar as mensagens que seu gato emite pelo rabo

Saiba interpretar as mensagens que seu gato emite pelo rabo



Saiba interpretar as mensagens que seu gato emite pelo rabo
Saiba interpretar as mensagens que seu gato emite pelo rabo (Foto: Joppe Spaa/Unsplash)

Os gatos usam os movimentos do rabo, assim como os olhos, orelhas e posturas corporais, para se comunicar. Compreender a linguagem da cauda do seu gato irá ajudar você a entendê-lo melhor.

Veja também:

Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato
Saiba tudo o que o cão quer dizer quando abana o rabo
Vídeo: labrador abandonado abana o rabo enquanto carro de luxo vai embora

Você pode ler a linguagem corporal do seu gato para determinar como eles se sentem sobre interações específicas e para identificar as situações ou ambientes que fazem seu gato feliz ou causam medo.

Além disso, a linguagem do rabo de um gato também pode ajudá-lo a identificar doenças e dores mais prontamente. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Por que os gatos abanam o rabo?

Assim como os cães, os gatos movem suas caudas para expressar suas emoções. Então, o que significa quando um gato abana o rabo? Vamos dar uma olhada nos diferentes movimentos da cauda e o que eles significam.

Movimentos da cauda

Quando seu gato balança o rabo ou está batendo com ele no chão, significa que ele está irritado, aborrecido ou com raiva. Isso indica que algo está incomodando seu gato.

Este é um comportamento que indica que ele quer distância. Em outras palavras, se você está acariciando seu gato e ele começa a balançar o rabo, está tentando dizer para você parar. Se você não fizer isso, a cauda agitada pode ser um prelúdio para rosnar ou morder.

Torcendo o fim do rabo

Os gatos contraem a ponta da cauda quando estão caçando e brincando, bem como quando estão levemente irritados e frustrados. Nesse caso, procure outras pistas de seu humor. Se eles não estão brincando ou perseguindo algo, então o movimento da cauda se contorcendo provavelmente significa que eles estão irritados.

Agitando a cauda

Quando seu gato balança o rabo lentamente de um lado para o outro, ele pode estar intensamente focado em algo como um brinquedo, outro animal em casa ou algo externo. Ou seja, eles podem estar prestes a atacar.

Envolver-se em comportamentos predatórios, como perseguir e atacar, é um bom enriquecimento para o seu gato, então deixe-o continuar a se envolver em tudo o que estiver atraindo sua atenção.

Tremer o rabo

Seu gato pode tremer a cauda quando estiver especialmente animado para ver você ou outro gato. Às vezes, quando um gato balança o rabo enquanto o segura para cima e recuando contra uma superfície vertical, eles podem estar marcando o território.

Por que os gatos enrolam o rabo em você?

Assim como nos cumprimentamos com apertos de mão ou abraços, os gatos podem cumprimentar enrolando suas caudas em volta das pessoas e entrelaçando suas caudas com outros gatos. O envolvimento da cauda é um comportamento afiliado que demonstra uma vontade de interagir.

O que significa quando a cauda de um gato fica para cima?

Quando o rabo de um gato está ereto, eles se sentem sociáveis ​​e confiantes, e se aproximam de maneira amigável.

Esta linguagem de cauda de gato indica uma saudação amigável entre os gatos, e é como os gatinhos cumprimentam suas mães. Um estudo de Cameron-Beaumont em 1997 descobriu que os gatos estavam dispostos a se aproximar prontamente de uma silhueta em forma de gato se ela tivesse uma cauda levantada, mas relutavam em se aproximar da silhueta se ela tivesse uma cauda abaixada.

Se o seu gato se aproxima de você com o rabo para cima, esta é uma boa hora para acariciá-lo ou brincar com ele.

O que significa uma cauda em um ponto de interrogação ou forma de gancho?

Você pode notar que às vezes o rabo do seu gato parece um ponto de interrogação – ele fica de pé e se enrola no final. Esta linguagem de cauda de gato indica que seu gato está feliz e se aproximando amigavelmente.

Ver o rabo do seu gato nesta posição é um convite para interagir com ele. No entanto, embora seja tentador acariciar aquela cauda com pontas encaracoladas, a maioria dos gatos prefere carinhos ao redor de seu rosto, em suas bochechas, sob o queixo e próximo às orelhas.

Como saber se ele está assustado?

Se o seu gato assume a postura de gato de Halloween, com o rabo estufado e as costas arqueadas, significa que ele está assustado com uma ameaça súbita e severa. O pelo do seu gato fica em pé de forma que eles podem parecer maiores. Esta é uma reação defensiva, indicando que seu gato deseja ser deixado sozinho.

Esta posição da cauda é frequentemente desencadeada pela sensação de ameaça por outros animais no quintal, cães se aproximando, visitantes na casa ou ruídos repentinos. Remova os gatilhos para diminuir o estresse do seu gato. Se você tentar interagir com seu gato quando ele estiver com o pelo em pé, ele poderá perceber sua abordagem como uma ameaça e se tornar agressivo.

E se o rabo do gato estiver preso ao chão?

Um gato pode abaixar o rabo abaixo do nível das costas se estiver assustado ou ansioso. Se o rabo do seu gato está enfiado entre as pernas, ele está realmente com medo ou pode estar sentindo dor.

Por que os gatos enrolam o rabo no corpo próprio corpo?

Se o seu gato está sentado ou deitado com o rabo enrolado no corpo, ele está assustado, na defensiva, com dor ou mal-estar. Quando você vir isso, encerre sua interação com seu gato e certifique-se de que o ambiente dele esteja livre de fatores de estresse.

Se o seu gato frequentemente se agacha com o rabo enrolado firmemente ao redor do corpo por mais de alguns dias, então uma avaliação pelo seu veterinário é importante para descartar dores ou doenças.

Embora você deva olhar mais do que apenas os movimentos da cauda, ​​para compreender totalmente o estado emocional do seu gato, a cauda pode ser a parte mais expressiva da linguagem corporal de um gato. Compreender melhor a linguagem corporal do seu gato certamente melhorará seu vínculo com ele.

Veja também:

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar

+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!

+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa

+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé

+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol

+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”

+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’

+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar

+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto

+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos

+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado

+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)


  • Back to top