Saiba como treinar o seu gato; acredite, é possível! - Pet é pop

Saiba como treinar o seu gato; acredite, é possível!

Saiba como treinar o seu gato; acredite, é possível!
Saiba como treinar o seu gato; acredite, é possível!
Saiba como treinar o seu gato; acredite, é possível! (Foto: Freestocks/Unsplash)

Existe um equívoco comum que os gatos não podem ser treinados ou que treiná-los é muito mais difícil do que com cães. No entanto, você pode e deve treinar seu gato. Descubra como!

Veja também:

Os gatos são animais inteligentes e podem ser treinados para reagir aos comandos. Mas lembre-se: treinamento do gato é uma “negociação”, então nem é preciso dizer que sessões de treinamento curtas são melhores para você e seu gato.

Causas de problemas comportamentais

Se seu gato está fazendo algumas coisas você preferiria que ele não fizesse, há uma boa chance de que você possa treinar esse comportamento. Mas, primeiro, tente entender por que o gato está se comportando dessa maneira.

Muitos gatos enérgicos são os que causam problemas em casa. São os gatos que acabam arranhando os móveis, derrubando coisas e correndo sem parar pela casa no meio da noite.

Embora cada gato seja único e possa ter problemas específicos, a maioria dos gatos age de sete maneiras:

  • Evitam a caixa de areia ou fazem suas necessidades pela casa;
  • Marcam móveis e outros objetos com sua urina;
  • Arranham móveis e outros objetos em sua casa. Seu gato também pode arranhar você ou outras pessoas ao brincar de lutinha;
  • Atuam de forma agressiva com outras pessoas ou com seu dono;
  • Agem agressivamente com outros gatos da casa;
  • Exibem comportamentos de estresse ou ansiedade;
  • Agem com medo de objetos ou pessoas.

Normalmente, os gatos fazem essas coisas porque estão entediados e têm excesso de energia, e treiná-los proporciona exercícios e estimulação mental. Mas, ao mesmo tempo, os gatos podem exibir problemas comportamentais porque estão lutando contra um problema médico.

Por exemplo, seu gato pode se recusar a usar a caixa de areia devido a uma infecção do trato urinário ou pode agir agressivamente com você porque está sentindo uma dor física que não é aparente para você. Por isso, antes de tudo, leve o seu gatinho ao veterinário para descartar quaisquer problemas de saúde.

Como treinar seu gato corretamente

Treine seu gato para se comportar adequadamente usando reforço positivo, não punição. Nunca bata no gato quando ele arranhar os móveis. O gato não entenderá o motivo do seu comportamento e apenas aprenderá a temer você. Em vez disso, recompense seu gato dando-lhe um petisco quando ele fizer alguma coisa correta.

Os métodos de treinamento positivos aceleram o aprendizado, pois os animais podem entender melhor o que estamos pedindo deles, em vez de dizer “não” repetidamente. As punições pelo comportamento inadequado só fará com que ele desenvolva medo e ansiedade, e isso não faz com que ele pare de fazer aquelas coisas, muitas vezes o gato aprende a esperar até que você não esteja por perto para arranhar os móveis, por exemplo.

Mas e quando eles fazem isso para chamar a atenção? Os gatos geralmente não respondem aos comandos a menos que queiram, então o verdadeiro truque é fazer o seu gato querer fazer o que você quer.

Todos os animais, incluindo os humanos, são condicionados a responder aos sinais de seu ambiente. Esta etapa de como treinar um gato começa fazendo um barulho distinto antes de alimentá-lo e então chamar seu gato em voz alta ou estalar os dedos. Seu animal de estimação aprenderá a associar aquele ruído a algo positivo (comida) e acabará se dirigindo a você quando o ouvir.

Os gatos são conhecidos por se tornarem excessivamente ativos e destrutivos quando entediados. Sessões de brincadeiras diárias e massagens relaxantes ajudam seu gato a se acalmar. Se você agendar sessões regulares para dar total atenção ao seu gato e para brincar com ele, até mesmo os problemas da caixa de areia podem desaparecer quase da noite para o dia.

A chave para treinar um gato e entender seu comportamento é ter certeza de que tudo o que você deseja que ele faça seja extremamente gratificante e prazeroso.

  • Back to top