Saiba como proteger os móveis contra as garras do seu gato - Pet é pop

Saiba como proteger os móveis contra as garras do seu gato

Saiba como proteger os móveis contra as garras do seu gato
Saiba como proteger os móveis contra as garras do seu gato
Saiba como proteger os móveis contra as garras do seu gato (Foto: Tran Mau Tri Tam/Unsplash)

Seu gato está arranhando móveis pela casa? Por mais decepcionante que esse comportamento pode ser para alguns donos, os gatos estão apenas agindo com seus instintos naturais e afiar as garras é uma parte vital da vida cotidiana dos gatos.

Veja também:

+ 7 maneiras espertas de manter seu gato longe da pia e dos móveis da cozinha
+ Vídeo: Câmera flagra estratégia de cão para suportar a ausência do dono em casa
+ Saiba o que fazer caso o seu gato apresente um hálito desagradável

De acordo com Pam Johnson-Bennett, autora e ex-vice-presidente da Associação Internacional de Consultores de Comportamento Animal, arranhar é um comportamento normal e benéfico para os gatos e tem várias funções vitais.

“Arranhar é usado para manter as garras em boas condições, removendo a bainha morta externa para que a garra nova e saudável possa ser revelada”, disse ela ao site Newsweek.

Para a presidente da International Cat Association (TICA), Vicki Jo Harrison, arranhar é “um desejo instintivo primordial para todos os gatos, não apenas filhotes”, e é algo que eles fazem durante toda a vida.

Confira alguns motivos pelos quais os gatos gostam de arranhar os móveis e como impedir que eles façam isso:

Por que meu gato arranha os móveis?

Além de fortalecer as unhas, os gatos arranham móveis para aliviar a ansiedade, como forma de exercício, para alongar os músculos e marcar território. Gatos normalmente arranham móveis para marcar seu território nos lugares em que você se senta.

Johnson-Bennett acrescentou que os gatos arranham tanto para marcação visual quanto olfativa. “As garras fazem marcas que outros gatos podem ver à distância. Glândulas olfativas nas almofadas das patas deixam a marca olfativa para fornecer a informação do cheiro”, disse ela.

Arranhar é um comportamento de deslocamento que permite que os gatos expressem diferentes estados emocionais além da ansiedade, da frustração à alegria e além, de acordo com especialistas. O comportamento dá aos gatos um alongamento de corpo inteiro, o que ajuda a manter os músculos e a coluna flexíveis.

Como posso fazer com que os gatos parem de arranhar os móveis?

1. Cubra seus móveis

“A melhor maneira de impedir que os gatos arranhem os móveis é evitá-los completamente”, disse Harrison ao Newsweek. “Quando seu sofá é coberto com um tecido bem trançado, como material sintético ou interno para ambientes externos, seu gato terá mais dificuldade em colocar suas garras nele, e esperamos que o sofá se torne muito menos interessante para ele.”

2. Evite certos tecidos

“É difícil não tentar seu gato com os lados macios e inclinados de um sofá que parecem sempre arranhados”, explicou Harrison. “No entanto, existem alguns tecidos a serem considerados e outros que você deve evitar ao escolher um novo sofá.”

“Evite tecidos gordurosos”, aconselhou ela. “Tecidos ásperos ou grosseiros, bem como tecidos soltos ou estofados em loop em superfícies verticais são os piores quando se trata de tentar um felino. em uma superfície vertical áspera atraente.”

3. Forneça postes de arranhar

Na maioria dos casos, parar de arranhar os móveis é uma questão de distração, fornecendo alternativas aceitáveis ​​para não negar a eles esse ritual diário, como postes de arranhar. Para chamar a atenção dos felinos para o novo local de arranhar, experimente sprays com feromônios.

Há também uma associação entre o uso de reforço positivo e gatos usando seu poste. Assim, cada vez que seu gato usar o arranhador, você poderá recompensá-lo com comida. Johnson-Bennett também destacou a importância de fornecer arranhadores de boa qualidade, aconselhando que eles sejam colocados em áreas socialmente significativas da casa.

Não puna seu gato por arranhar os móveis

Johnson-Bennett ressaltou que você nunca puna um gato por arranhar ou tente parar o comportamento sem fornecer um substituto permitido e atraente. Arranhar é saudável emocionalmente e fisicamente, então se você quer que os gatos parem de arranhar móveis, você precisa fornecer uma alternativa melhor, segundo ela.



  • Back to top