Saiba como proteger o jardim contra o seu cão e vice-versa - Pet é pop

Saiba como proteger o jardim contra o seu cão e vice-versa

Saiba como proteger o jardim contra o seu cão e vice-versa
Saiba como proteger o jardim contra o seu cão e vice-versa
Saiba como proteger o jardim contra o seu cão e vice-versa (Foto: Hiro Takashima/Unsplash)

O jardim é uma área tentadora para o cachorro. Mas, além de destruir suas amadas e cuidadas plantas, algumas delas podem ser tóxicas para eles.

Veja também:

+ Por que os cães latem para os carteiros? A ciência responde
+ Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente?
+ Saiba como exercitar o seu cão do jeito certo

Confira algumas estratégias para desencorajar seu pequeno “jardineiro” a vagar pelo jardim:

1. Use barreiras

Uma barreira física pode impedir que os cães tenham acesso a áreas onde podem causar danos. Muitas pessoas se opõem a colocar uma cerca ou de outra forma bloquear o jardim, e isso é uma pena. Não há maneira mais fácil ou eficaz de resolver o problema, pelo menos temporariamente, enquanto você treina seu cão para ficar fora da área.

Gerenciar a situação e prevenir um problema é uma ótima ideia, mas, muitas vezes, as pessoas acham que é uma desculpa. No entanto, as barreiras mantêm todos seguros e protegem o que é valioso: nossos cães, em primeiro lugar, mas também nossos jardins.

2. Supervisione o cachorro

Deixados sozinhos para se divertir, os cães muitas vezes acharão os jardins muito tentadores, afinal eles são muito mais propensos a cavar ou arrancar plantas do que os cães cujas pessoas estão fora com eles.

Se você estiver por perto, pode envolver seu cão em atividades como buscar, puxar ou perseguir, todas as quais são provavelmente mais atraentes do que o jardim. Além disso, se você estiver fora de casa com seu cachorro e ele for para o jardim, você pode interromper esse comportamento e redirecioná-lo para outra atividade, de preferência, antes que o dano seja feito.

3. Ofereça outras atividades

Muitos cães acham que jardins são muito divertidos, mas se eles receberem algo ainda mais divertido para fazer, o jardim estará mais seguro. Brincar com seu cão é uma maneira de mantê-lo envolvido em outras atividades além de cavar e remover plantas, e existem outras opções também.

Oferecer um brinquedo novo é uma ótima opção porque os cães tendem a amá-los. Ter todos os tipos de brinquedos disponíveis aumenta as chances de seu cão se concentrar em um deles em vez de em seus vegetais, ervas ou flores.

4. Crie uma área de escavação 

É natural que os cães cavem, o que torna difícil ensiná-los a não fazê-lo. No entanto, uma tarefa muito mais administrável é ensiná-los onde cavar. Portanto, em vez de um “não” direto à escavação, a mensagem é “cave aqui, não ali”.

Para torná-lo mais tentador para o seu cão, escolha uma área com bom solo e, em seguida, torne-o o melhor local do quintal enterrando tesouros para ele descobrir. Ossos, brinquedos para roer e petiscos vão torná-lo ainda mais atraente para ele.

5. Coloque as plantas em recipientes ou canteiros elevados

É mais fácil para os cães entenderem o que está fora dos limites se a distinção entre as áreas onde ela é permitida e as áreas que ela deve evitar forem claramente delineadas.

Se as plantas do seu jardim estão em vasos ou em canteiros elevados com bordas e existem caminhos ao redor delas, é mais fácil redirecionar seu cão para outras áreas do quintal e mais fácil para ele entender que essas plantas e aquela área não são para ela.

6. Mexa no jardim quando o cachorro não estiver por perto

Muitos cães copiam nosso comportamento, então se nos virem cavar, arrancar ervas daninhas ou plantar novas mudas, eles podem querer se juntar a nós. Mesmo que não nos imitem com precisão, eles provavelmente investigarão qualquer área em que nos virem.

Quando estão no jardim, quase não conseguem se conter. Rapidamente, eles estão destruindo todo o nosso trabalho árduo. Por isso, escolha um horário em que seu cachorro esteja ocupado, de preferência dentro de casa.

7. Treine seu cão

Seu cachorro não está cavando no jardim ou arrancando plantas para deixá-lo louco, para se rebelar ou para causar problemas. Ele está fazendo isso porque é interessante e ele não sabe que o comportamento é indesejável. Para que ele saiba que sua ajuda não é necessária, pode ser útil treinar um comando para que ele pare.

Mais importante, se a planta é tóxica, mas o cão a deixa cair, ele fica exposto a menos toxina. Impedi-lo de engolir plantas perigosas é essencial. Certifique-se de reforçar o comportamento correto do seu cão com ótimos petiscos, brinquedos, elogios ou algo para mastigar como recompensa.

  • Back to top