Saiba como preservar a visão de um cão idoso - Pet é pop

Saiba como preservar a visão de um cão idoso

Saiba como preservar a visão de um cão idoso
Saiba como preservar a visão de um cão idoso
Saiba como preservar a visão de um cão idoso (Foto: Daniel Höhe/Unsplash)

O cachorro é o melhor amigo do homem. Infelizmente, eles nunca vivem tanto quanto nós. Aos 7 anos, o cão já é considerado idoso e podem ter problemas relacionados com a idade, como problemas de visão ou mesmo cegueira.

Veja também:

Cão idoso abandonado por ‘não ter aprendido a ser bom’ ganha novo lar
Confira 3 dicas para prolongar a vida e o bem-estar do seu cão idoso
Saiba como ensinar seu cão idoso voltar a fazer necessidades no lugar certo

Alguns problemas de saúde relacionados à idade podem ser observados em cães de raças gigantes com 7 a 8 anos de idade, enquanto cães de raças grandes e médias são considerados idosos com 10 anos ou mais. Cães de raças pequenas geralmente atingem a idade geriátrica aos 12 anos ou mais.

Um dos problemas mais comuns relacionados à idade em cães é a opacidade da córnea. É uma condição em que a estrutura transparente na frente do globo ocular fica marcada, impedindo assim a luz de passar para a retina (lente do olho). Faz com que o olho pareça branco ou turvo. Essa condição também pode ser causada por infecção simultânea, deficiência nutricional ou trauma simples.

Nas Filipinas, há muitos problemas oculares relacionados à idade encontrados. Cerca de seis dos cães idosos já apresentam sinais precoces de opacidade da córnea, que mais tarde pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente.

Frequentemente, os donos de animais de estimação não estão cientes de que esses problemas oculares podem ser controlados, tratados e evitados por meio de nutrição e suplementação adequadas.

A luteína e a zeaxantina são dois dos suplementos oculares mais comuns que ajudam a controlar esse problema. Esses são carotenóides encontrados em muitos produtos vegetais, como cenoura, vegetais de folhas verdes e milho.

Estudos mostram que a combinação desses dois compostos protege os olhos de danos e também promove uma melhor visão por revitalizar os olhos. Observa-se também que a combinação desses compostos funciona sinergicamente em comparação com a suplementação individual na mesma concentração.

  • Back to top