Saiba como os gatos conseguem prever quando vai chover - Pet é pop

Saiba como os gatos conseguem prever quando vai chover

Saiba como os gatos conseguem prever quando vai chover
Saiba como os gatos conseguem prever quando vai chover
Saiba como os gatos conseguem prever quando vai chover (Foto: Leighann Blackwood/Unsplash)

Um dia ensolarado e o gato começa a se refugiar pela casa depois de olhar pela janela. Algum tempo depois, o tempo vira e começa a chover. Como eles fazem isso? Veja o que a ciência tem a dizer.

Veja também:

+ Vídeo: açougueiro turco emociona a internet alimentando cães e gatos de rua
+ Tudo o que você precisa saber para sair com seu cão na chuva
+ Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde

Os gatos realmente sabem prever quando vai chover? Segundo a ciência, sim. Gatos e muitos outros animais podem dizer quando vai chover, especialmente as tempestades. Mas isso não é nada sobrenatural ou além da lógica.

Há séculos os marinheiros carregavam um gato nos barcos, porque sabiam disso, se os gatos corressem para se esconder numa zona escura, e era quase certo que choveria forte em alto mar.

A explicação simples para entender essa habilidade é que os gatos são mais sensíveis do que os humanos a sons, cheiros e mudanças em seu ambiente. Assim, eles podem captar as menores mudanças na pressão atmosférica, e seus sentidos aguçados permitem que eles “sintam” sinais de que a chuva está chegando muito antes de seus donos perceberem.

Além disso, como os humanos, eles também aprendem a distinguir sons, eles podem captar (mais claramente do que nós) graças às suas orelhas finas, o som fraco de um trovão à distância, e eles sabem que em pouco tempo, a chuva irá se aproximar.

A chuva que chega, especialmente quando é forte, é muito perceptível e isso se deve ao seu instinto de sobrevivência. Por causa desse instinto, sua primeira reação será fugir ou se esconder. Ele tentará correr para o lugar mais seguro que puder encontrar e ficar lá até que a chuva passe.

Portanto, os gatos não “prevêem” o tempo como se fossem adivinhos, mas fazem uso de suas habilidades naturais para saber com antecedência quando vai chover.



  • Back to top