Saiba como identificar e proteger seu gato contra 7 doenças mortais - Pet é pop

Saiba como identificar e proteger seu gato contra 7 doenças mortais



Saiba como identificar e proteger seu gato contra 7 doenças mortais
Imagem de Manja Vitolic por Unsplash

Têm muitas doenças de gatos que são muito perigosas e que podem até serem mortais para seus amiguinhos peludos. Confira abaixo quais são essas doenças e como proteger seu gato:

Veja também:

Doenças de pele levam 32% dos cães e 21% dos gatos ao veterinário
É preciso prevenir otite em cães e gatos mesmo no inverno, alerta veterinário
Diarreia em gatos: aprenda a diagnosticar e saiba como agir

1- Doença nos rins

Essa é uma das principais causas de mortes em gatos. Apesar de ser vista em todos os tipos de raças e idades, ataca gatos com 7 anos de idade e raças com pelos mais compridos com maior frequência. Os sintomas dessa doenças incluem pelo seco, perda de peso, frequência de urina maior, sede maior, produção intensa de saliva, mau hálito, entre outros.

2- Vírus da imunodeficiência felina

Perda de peso, pelo seco, doenças de pele e diarreia são sintomas comum da FIV em gatos. Esta doença pode ser transmitida por mordias, então mantenha seus gatos dentro de casa, por segurança, e consulte seu veterinário anualmente para check-ups e vacinas.

3- Diabetes

Tanto as diabetes tipo 1 e tipo 2 são comuns em gatos que tem uma dieta repleta de carboidratos. O tipo 1 ocorre pela falta de insulina e o tipo 2 ocorre pela resistência à insulina. Os sintomas mais comuns desta doença são frequência urinária maior e sede extrema, além de perda de peso, vômitos, entre outros.

4- Leucemia

Este é o câncer das células brancas que é transmitida pelo vírus encontrado em salivas e urinas de gatos. Pode ser passado para outros gatos pelo compartilhamento de pratos de comida ou água e por meio de brigas. Os sintomas são diarreia, doenças de pele, infecção na bexiga, infertilidade, entre outros.

5- Raiva

Raiva é uma infecção viral que pode ser transmitida de gatos infectados pela mordida ou saliva. Essa é uma doença fatal que ataca o cérebro, os nervos e a medula espinhal do seu gato. Raiva também pode ser transmitida para humanos, por isso, seu gato deve ser vacinado contra isso. Sintomas da raiva incluem febre, perda de peso, hiperatividade, agressividade, espasmos musculares, produção excessiva de saliva, entre outros.

6- Dirofilariose

É uma doença que afeta o coração e os pulmões e pode ser fatal. É transmitida por meio de mosquitos e os sintomas comuns são tosses, vômitos, perda de peso, convulsões, entre outros.

7- Hipertireoidismo 

Ocorre pela produção excessiva de hormônios da tireoide, aumentando o metabolismo e colocando o rim, o coração e o fígado do seu gato sob estresse. Deve ser tratada corretamente, caso contrário, pode ser fatal. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, frequência urinária e sede aumentadas, pelo seco, mudanças no apetite, problemas no coração, entre outros.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top