Saiba como fazer seu gato parar de arranhar móveis e espalhar pelos pela casa - Pet é pop

Saiba como fazer seu gato parar de arranhar móveis e espalhar pelos pela casa

Saiba como fazer seu gato parar de arranhar móveis e espalhar pelos pela casa
Saiba como fazer seu gato parar de arranhar móveis e espalhar pelos pela casa
Saiba como fazer seu gato parar de arranhar móveis e espalhar pelos pela casa (Foto: Daga Roszkowska/Pixabay)

Apesar de todos os encantos de ter um gato em casa, assim como todos os animais de estimação, eles deixarão suas marcas nas coisas. Confira algumas dicas de como fazer seu gato parar de arranhar os móveis e deixar pelos pela casa!

Veja também:

Os gatos podem conviver sem problemas com os humanos, mas ainda estão muito em sintonia com seus instintos naturais. Então, eles não estão sendo “travessos” quando arranham o sofá, eles estão apenas sendo gatos e se você preferir que eles não danifiquem a mobília, então você precisa fornecer alternativas adequadas, o que geralmente significa postes para arranhar.

Coçar é um comportamento muito natural para os gatos e eles precisam expressar isso. Eles geralmente arranham por dois motivos: a manutenção das garras, eles tendem a fazer isso mais quando acordam, por isso é uma boa ideia ter um poste de arranhão perto de onde eles dormem. Eles também podem arranhar por razões territoriais, que são mais as linhas verticais longas, depositando feromônios de suas patas. Isso tende a acontecer perto de pontos de entrada e saída, como portas e janelas.

Os postes para arranhar também precisam ser altos o suficiente para permitir que o gato se estique e se estique enquanto coça. Um gato de porte comum vai precisar de um poste de pelo menos 60 cm de altura e forte o suficiente para não balançar.

E se o gato já gostou do seu sofá? O mesmo que para qualquer problema, nunca repreenda um gato. Eles não vão entender e isso pode piorar o problema. Para impedi-los de arranhar uma área específica, você precisa torná-la menos atraente. Coloque algumas camadas de papel alumínio ou saco de lixo de plástico preto, qualquer coisa brilhante, plástica, que eles não gostem. Em seguida, coloque um novo poste de para arranhar incrível ao lado dele.

Nem pense em tentar “ensinar” seu gato a usá-lo, segurando seus braços e raspando as patas no poste, pois eles não vão gostar e podem desenvolver uma antipatia de longa data com o poste. Para encorajar o seu gato a usá-lo, você pode colocar um pouco de erva-dos-gatos.

Se nada funcionar e você ainda estiver preocupado, ou seu gato parecer especialmente territorial ou ansioso, consultar um especialista em comportamento pode ajudar.

Problemas com o pelo

Há uma chance de você estar tão apaixonado por seu gato que você vai parar de notar o cobertor de pelo cobrindo tudo depois de um tempo. Mas se você preferir evitar isso, existem algumas linhas principais de defesa.

A primeira é escovar o gato regularmente. Ele deve ser apresentado a isso aos poucos e torná-lo uma experiência positiva, para que você treine seu gato para desfrutar de cuidados pessoais. Pense que uma massagem agradável não deve ser dolorosa.

Um aspirador de pó de qualidade pode ser um investimento valioso para manter carpetes, tapetes e estofados sem pelos. Existem também alguns produtos excelentes para dar uma rápida remoção de pelos em suas roupas, casacos e almofadas.

Fornecer camas próprias aos gatos também pode ajudar na manutenção da perda de pelo, com ela, eles podem girar naturalmente seu lugar de dormir, então não se assuste se seu gato não quiser ficar em apenas uma cama. Pense em onde você está posicionando as camas, pois eles vão se sentir seguros, aquecidos e protegidos.

Coloque as camas em um lugar que um gato escolheria naturalmente. Lugares quentes e aconchegantes e lugares altos que eles podem acessar.

  • Back to top