Saiba como exercitar o seu gato brincando - Pet é pop

Saiba como exercitar o seu gato brincando

Saiba como exercitar o seu gato brincando
Saiba como exercitar o seu gato brincando
Saiba como exercitar o seu gato brincando (Foto: Flensshot/Pixabay)

Será que os gatos precisam de tantos exercícios quantos os cães? A resposta é sim. Exercitar seu gato ajuda ele a manter um peso saudável e também receber estímulos para mantê-lo mais feliz.

Veja também:

Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão
Veterinária indica exercícios que ajudam os cães a vencer o medo e a timidez
Vídeo: 10 maneiras de usar seu cão como parceiro de treino

Aqui estão algumas dicas sobre como exercitar seus gatos:

Programe exercícios para os gatos quando eles estão mais ativos

Os gatos são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, então programar brincadeiras nesses horários pode ajudar a mantê-los mais interessados. Você também pode programar um horário para brincar em torno das refeições, para incorporar a comida ao enriquecimento diário.

Mantenha as sessões de jogo curtas

As sessões de brincadeira devem durar cerca de 10 a 15 minutos cada e podem variar de duas a três sessões diárias para gatos mais velhos e até 10 sessões para filhotes e gatos mais jovens.

Conheça os sinais do seu gato por não querer brincar

Não se preocupe, seu gato avisará se ele tem interesse em brincar. Um gato entediado vai embora ou não mostra interesse em brinquedos.

Um gatinho interessado estará ansioso para participar, bater em brinquedos, perseguir um apontador laser e responder positivamente à interação com você (sem morder, arranhar, etc).

Se o seu gato começar a ofegar ou respirar pesadamente, deixe-o descansar antes de retomar a brincadeira. Lembre-se: esse momento é para ser divertido para os gatos.

Exercícios para gatos para tentar com seu gato

É muito importante evitar usar as mãos ao brincar, especialmente com gatos e filhotes. Isso pode levar a agressão e muitos arranhões. Em vez disso, tente algumas destas ideias para exercícios para gatos:

1. Treino de coleira

Assim como os cães, alguns gatos que vivem dentro de casa gostam de caminhadas estimulantes ao ar livre. Se você quiser tentar passear com seu gato, é importante obter uma coleira de onde ele não consiga se livrar.

Você pode começar facilitando o uso da coleira dentro de casa para o seu gato e aumentando lentamente a quantidade de tempo que ele passa com o novo equipamento. No entanto, não tente fazer seu gato andar na coleira se ele não se sentir confortável.

Certifique-se de que seu gato está com microchip e que suas informações de contato estão atualizadas no banco de dados. Também ajuda ter uma etiqueta com suas informações de contato no cinto, caso eles escapem. Certifique-se também de que seu gato está em dia com a prevenção contra pulgas e carrapatos antes de levá-los para fora.

2. Ponteiros laser

Usar um apontador laser é uma ótima maneira de fazer seu gato se mexer.

NOTA: Certifique-se de terminar todas as sessões do apontador laser dando ao seu gato um brinquedo no qual ele possa realmente colocar as patas. Isso permitirá que eles se sintam como se tivessem “capturado sua presa”.

3. Brinquedos de quebra-cabeça para gatos

Os brinquedos de quebra-cabeça mantêm seu gato ativo e fornecem reforço positivo ao mesmo tempo. Usar brinquedos de quebra-cabeça para distribuir pedaços de comida seca também pode ajudar a diminuir a taxa de alimentação enquanto os mantém ocupados.

4. Petiscos, alimentos e brinquedos escondidos

Assim como os brinquedos de quebra-cabeça, esconder petiscos, comida e brinquedos podem ajudar os gatos a sentir que estão caçando sua comida como fariam na natureza. Certifique-se de trocar constantemente os brinquedos de gatos por novos para mantê-los interessados.

5. Brinquedos de varinha

Brinquedos de varinha (ou brinquedos com vara de pescar) podem permitir brincadeiras interativas sem causar agressão. Isso mantém seu gato a uma distância segura de suas mãos e permite que eles sintam que estão atacando e perseguindo suas presas.

6. Brinquedos eletrônicos

Os brinquedos eletrônicos são divertidos para os gatos e proporcionam uma brincadeira de alta energia. Eles podem ser muito úteis para manter os gatos entretidos, mas devem ser intercalados com outros tipos de brincadeiras interativas.

7. Bolhas 

Alguns gatos gostam de perseguir e estourar bolhas. Existem até bolhas que são infundidas com erva-dos-gatos para manter os gatinhos ainda mais intrigados.

8. Prateleiras e poleiros

Os gatos adoram ver o mundo de cima. Isso lhes dá um ponto de vantagem mais seguro para caçar na selva. Oferecer espaços verticais, como prateleiras e poleiros nas janelas, não só fornece um local ideal para observar, mas pode incentivá-los a pular e escalar. Certifique-se de que esses espaços verticais são sólidos e em uma área segura.

9. Árvores de gato

Árvores de gato também podem fornecer descanso elevado ou áreas de lazer para seu gatinho. Muitas árvores para gatos também têm postes para coçar que estimulam comportamentos saudáveis.

10. Rodas de exercício

Rodas para gatos oferecem uma excelente maneira para os gatos obterem seu cardio. Se você não tem certeza se seu gato usará uma roda de exercícios, os fabricantes geralmente oferecem materiais de treinamento para incentivá-lo a experimentá-la.

  • Back to top