Saiba como estreitar as relações com o seu gato - Pet é pop

Saiba como estreitar as relações com o seu gato

Saiba como estreitar as relações com o seu gato
Imagem de Yerlin Matu por Unsplash

Como estreitar as relações com seu gato? Um time de psicólogos das Universidades de Sussex e Portsmouth descobriam a arte de se conectar com seu felino.

Veja também:

Tire todas as dúvidas sobre a instalação de microchip em seu pet
11 coisas que todo dono de gato deve saber, segundo os veterinários
Conheça Muah’Dib, a gatinha mais fashionista da internet

O novo estudo intitulado “The role of cat eye narrowing movements in cat-human communication” (O papel dos movimentos do olho do gato na comunicação entre humanos e gatos, em português), mostrou pela primeira vez que é possível estabelecer uma relação especialmente única de confiança mútua com seu gato utilizando técnicas de piscadas com os olhos.

Essa técnica causará o famoso “sorriso felino” no seu gato, conhecido como várias piscadas lentas, e fará com que o humano pareça mais atraente para o gato.

O time de estudiosos, liderado pelo Dr. Tasmin Humphrey e pela Professora Karen McComb, cientistas especializados em comportamento animal da Universidade de Sussex, fez dois experimentos.

O primeiro, que contou com 21 gatos de 14 lares diferentes, relevou que os gatos tendem a piscar lentamente com mais frequência aos donos após piscarem também, comparando a uma interação sem piscadas.

O segundo experimento colocou o gato com um pesquisador do time de psicologia, ao invés do dono, e revelou que ele ficava mais suscetível à aproximação depois do pesquisador piscar a ele do que quando ficava com uma expressão neutra.

Em conclusão, os dois experimentos confirmaram que piscar lentamente para o seu gato é uma excelente forma de estabelecer uma comunicação entre gatos e humanos.

No estudo, os pesquisadores ainda oferecem o contexto para essa descoberta. A psicologia felina ainda não foi tão profundamente estudada com a dos cães, mas essa pesquisa pode ser adicionada a lista de evidências que temos sobre o comportamento dos gatos.

  • Back to top