Saiba como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo - Pet é pop

Saiba como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo

Saiba como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo
Saiba como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo
Saiba como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo (Foto: dagmarkooijman/Pixabay)

Não sabe com que frequência você deve cortar as unhas do seu gato? Nem o jeito correto de fazê-lo? Confira o que dizem os especialistas.

Veja também:

Os gatos não gostam muito de cortar as unhas. Mas, saiba que fazer isso é muito importante para a saúde do seu melhor amigo. Veja como cuidar das unhas do seu gato do jeito certo:

Com que frequência devo aparar as unhas do meu gato?

No geral, não há um prazo definido para que as unhas dos gatos precisem ser cortadas, pois cada gato é diferente. Mas, eventualmente, você será capaz de avaliar com que frequência isso precisa ser feito.

Especialistas recomendam que os donos de animais cortem as unhas de seus gatos quando podem ver a unha durante a retração e, especialmente, quando o animal começa a arranhar itens domésticos em casa. Quando ele faz isso, pode não ser um problema intencional de mau comportamento, mas pode ser que ele esteja tentando aparar as próprias unhas.

Como devo aparar as unhas do meu gato?

Ao aparar as unhas do seu gato, é importante que você tenha as ferramentas certas. Isso ajudará a tornar o seu trabalho mais fácil e a experiência do seu gato mais agradável. A melhor opção são cortadores específicos para gatos.

Também é importante lembrar de criar um ambiente calmo para o seu gato enquanto faz isso, pois alguns gatos podem não gostar do processo. Lembre-se de não punir seu gato ou levantar a voz se ele estiver ficando chateado.

Se você não consegue cortar todas de uma vez, pare e deixe seu gato se acalmar. Dar petiscos ao seu gato entre o corte de cada unha também pode ajudar a acalmar os nervos e pode até mesmo ajudá-lo a associar o momento a sentimentos positivos.

Por que é importante aparar as unhas de um gato?

Não importa que tipo de rotina de aparar as unhas você desenvolva com seu gato, é importante que seja feita, pois é uma maneira fácil de manter seu gato feliz e saudável. Enquanto os gatos selvagens são capazes de encurtar as garras escalando e caçando ao ar livre, os gatos domésticos não são capazes de fazer o mesmo, o que pode causar lesões e danos.

Manter o comprimento das unhas do seu gato ajudará a prevenir o crescimento excessivo, que pode causar danos às almofadas das patas ou ficar presas no tecido, resultando em ferimentos.

  • Back to top