Saiba como ajustar seu relógio com o do gato da família e dormir em paz - Pet é pop

Saiba como ajustar seu relógio com o do gato da família e dormir em paz

Saiba como ajustar seu relógio com o do gato da família e dormir em paz
Saiba como ajustar seu relógio com o do gato da família e dormir em paz
Saiba como ajustar seu relógio com o do gato da família e dormir em paz (Foto: Kate Stone Matheson/Unsplash)

Está cansado de ser acordado às 4h da manhã com seu gato pulando na sua cabeça e miando dramaticamente na sua cara? A solução parece ser levantar para alimentá-lo e depois voltar para a cama, mas isso é a pior coisa que você pode fazer.

Veja também:

+ Saiba o que a posição de dormir do seu gato diz a respeito dele
+ Vídeo hilário: gato finge que come salada só para estreitar laços com coelho
+ Confira a lista com as dez raças de gatos mais populares do mundo

Ao se levantar para dar comida para seu gato, você só está recompensando ele por esse comportamento e tornando mais provável que aconteça novamente. Então, o que você pode fazer para evitar isso?

Ao contrário da crença popular, os gatos podem ser treinados. Eles podem ajustar seus relógios biológicos às nossas rotinas com ajuda, especificamente, proporcionando-lhes mais exercício e estimulação mental.

Embora manter os gatos dentro de casa os mantenha protegidos de serem atropelados por carros, predadores e doenças, eles perdem o estímulo que vem de estar ao ar livre. Por isso é tão importante que esses estímulos mentais, como brincadeiras e jogos de caça, sejam fornecidos a eles por nós.

Confira algumas dicas de como estabelecer uma rotina:

  • Quando você se levantar, não alimente seu gato logo de cara. Isso só vai incentivá-los a começar a acordá-lo ainda mais cedo, porque eles associam você a acordar com comida. Para desencorajar isso, estabeleça uma rotina de tomar café da manhã, tomar banho, tudo o que não envolve alimentá-los primeiro. Você pode brincar com eles por alguns minutos após sua rotina e depois alimentá-los.
  • À noite, brinque com o seu gato e dê-lhe comida úmida cerca de uma hora antes de deitar. Você pode dividir o jantar e dar metade antes de dormir. Isso é essencial para uma boa noite de sono para vocês dois.
  • Exercite-os durante o dia usando brinquedos interativos para cansá-los. Eles precisam de pelo menos duas ou mais sessões de jogo de 30 minutos com você. Veja se você consegue fazê-los ofegar como um cachorro.
  • Mantenha-os engajados mesmo quando você estiver fora. Faça uma rotação com os brinquedos, oferecendo alguns e deixando outros guardados, coloque um alimentador de pássaros do lado de fora da janela para que ele possa vê-los, deixe uma caixa de papelão com brinquedos dentro, use quebra-cabeças de comida.
  • À noite, retire os brinquedos. Eles estarão mais propensos a dormir se não tiver distrações à disposição.
  • Lembre-se, o reforço impulsiona o comportamento. Ignore o comportamento que você não gosta. Se você não quer que eles durmam na sua cama, não os acaricie quando estiverem lá. Coloque-os onde você quer que eles estejam e acaricie-os lá.
  • Nunca castigue seu gato. Lembre-se que estes são comportamentos naturais. Gatos motivados a brincar e sendo punidos por tentar podem se tornar conflitantes e agressivos.
  • Se você não quer seu gato no quarto enquanto você dorme, não recompense o comportamento de busca de atenção do seu gato. Pode levar semanas para o seu gato parar de arranhar a porta, mas se você abri-la enquanto isso, o gato vai se esforçar ainda mais na próxima vez. O reforço intermitente é a forma mais forte de reforço.


  • Back to top