Saiba como acalmar um cão que tem medo de cortar as unhas - Pet é pop

Saiba como acalmar um cão que tem medo de cortar as unhas

Saiba como acalmar um cão que tem medo de cortar as unhas



Cortar as unhas dos cães não é uma tarefa fácil. O medo dos pets pode variar de uma leve aversão a um terror absoluto. Isso porque muitos animais sentem dor quando o procedimento não é realizado da maneira correta. Cães e gatos possuem veias e nervos nas unhas, o que exige maior atenção. Mas não há motivo para pânico. Existem algumas maneiras que podem acalmar o seu cachorro durante a realização dessa ingrata missão.

Saiba como acalmar um cão que tem medo de cortar as unhas
Imagem de Pezibear por Pixabay

Veja também:

Antes de tudo, habitue o animal ao toque de suas mãos. Manipule as patas do seu pet, mova os dedos dele e depois ensaie encostar um objeto não ameaçador nas unhas dele. Você pode combinar o ritual com uma recompensa positiva, como um bom petisco, um carinho ou elogios, para que ele aceite melhor o seu toque. Observe a linguagem corporal do seu cão durante todo esse processo.

Passada essa etapa, comece a acostumar seu cachorro à presença do cortador de unhas. Coloque o objeto ao redor dele, perto da tigela de comida ou mesmo de sua cama. Se perceber que seu pet está chateado, tire o cortador de perto dele até que se sinta bem novamente. Eventualmente, aproxime o utensílio ainda mais. Caso você use um aparelho elétrico, ligue-o e desligue-o algumas vezes para que, cedo ou tarde, o seu cão fique confortável na presença do cortador de unhas.

Quando perceber que seu cachorro está tranquilo diante do objeto, encoste-o em uma unha de seu pet sem cortá-la efetivamente. Repita isso nas outras unhas durante alguns dias. Assim que notar que você pode tocar em todas as unhas do seu cão com facilidade, estará na hora de passar para a ação.

Chegou a hora de dar início ao trabalho, mas tudo pode ser feito de forma lenta e gradual. Pense em cortar uma unha por dia para evitar o estresse do seu cão. Isso levará tempo, é verdade, mas a paciência é o segredo para cortar as unhas do seu cão sem que ele tenha medo do processo.

Veja também:

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top