Sabe por que alguns cães adoram lamber vidros? A ciência explica - Pet é pop

Sabe por que alguns cães adoram lamber vidros? A ciência explica

Sabe por que alguns cães adoram lamber vidros? A ciência explica
Sabe por que alguns cães adoram lamber vidros? A ciência explica
Sabe por que alguns cães adoram lamber vidros? A ciência explica (Foto: Tamas Pap/Unsplash)

Por que os cães gostam de lamber janelas de vidro? A vidraça não tem muito sabor e parece não trazer nenhum benefício ao cão, o que torna o hábito ainda mais intrigante. Veja o que a ciência tem a dizer!

Veja também:

Kenny Lamberti, então diretor de engajamento estratégico do departamento de animais de companhia da Humane Society, disse que lamber é um comportamento normal para cães. “Eles podem lamber para se acalmar, cuidar de si mesmos ou, às vezes, para aliviar o estresse”, explicou ele em conversa com o The Dodo.

Lamber é considerado um comportamento de “deslocamento”, em que um cão se envolve em uma prática para lidar com sentimentos de ansiedade ou tédio. Outros exemplos de comportamento de deslocamento incluem girar ou mastigar excessivamente. Assim que um cão começa a se envolver nesse tipo de comportamento, ele pode se tornar compulsivo, ou seja, o cão voltará à janela repetidas vezes.

Quando se trata de janelas de carros, a resposta costuma ser alguma forma de ansiedade transitória. Como os cães que andam de carro podem sentir certa incerteza em seus ambientes em constante mudança, lamber as janelas pode ajudar a aliviá-la.

Se o seu cão for um experimentador de vidro crônico, você pode querer aumentar o nível de atividade para ajudar a compensar o tédio que ele possa estar sentindo. Dar a eles uma rotação de brinquedos também pode ajudar a mantê-los engajados.

Raramente, o comportamento habitual como lamber janela pode apontar para um problema neurológico, mas, se persistir, é melhor visitar um veterinário.

  • Back to top