Ratos produzem substância química para confundir gatos - Pet é pop

Ratos produzem substância química para confundir gatos

Ratos produzem substância química para confundir gatos
Ratos produzem substância química para confundir gatos
Ratos produzem substância química para confundir gatos (Foto: Gehard Litz/Pixabay)

Se você sempre se perguntou como o Jerry era capaz de enganar o Tom com tanta frequência, parece que a ciência tem uma resposta sobre isso: os ratos produzem uma substância química para escapar das garras dos gatos.

Veja também:

+ Para controlar os ratos na cidade, Chicago convoca batalhão de mil gatos
+ Vídeo: dono de pet shop agride cão e é denunciado por maus-tratos
+ Cães: as 25 raças pequenas mais obedientes

O estudo, feito pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, explicou que eles produzem uma substância que tem um efeito parecido com a erva-dos-gatos nos felinos, deixando-os confusos e dando aos ratos tempo para traçar um plano de fuga.

Os cientistas acreditam que a substância faça o gato ficar brincalhão e se esqueça momentaneamente de seus instintos predatórios. Os ratos podem ter desenvolvido a capacidade de gerar essa substância química do suor ao longo de muitos anos de evolução, como forma de sobreviver ao ataque de um predador.

“Os ratos produzem lactonas na pele, que são excretadas quando estão estressados. Eu imaginei que os ratos desenvolveram uma alteração na lactona para se parecer com a nepetalactona e evocar reações de erva-dos-gatos em gatos”, disse o pesquisador principal do estudo, Professor Benjamin Hart, ao The Sunday Telegraph.

A molécula de suor, entretanto, não é infalível. Erva-dos-gatos pode afetar gatos domésticos, bem como gatos maiores, incluindo leopardos, pumas e linces, mas leões e tigres nem sempre são afetados de forma consistente.

Também se pensa que um terço dos gatos não são afetados de forma alguma, o que significa que os ratos podem apenas ter que contar com uma quantidade razoável de astúcia e suor para escapar de um ataque de predador.

  • Back to top