Quer saber o que o seu cão pensa? Confira essas dicas - Pet é pop

Quer saber o que o seu cão pensa? Confira essas dicas

Imagem de Jorge Zapata por Unsplash

Você já se perguntou o que seu cão pensa? Talvez, você já viu ele sentindo, cheirando ou ouvindo algo e se imaginou o que será que eles te diriam, se pudessem.

Veja também:

Saiba qual é a raça de cão perfeita pra você, de acordo com o seu signo
4 dicas para comprar a caminha perfeita para o seu cão
Gato sobrevive a atropelamento e passa a ‘pensar’ como os cães

Algumas pesquisas sobre cognição canina revelaram o que está na mente deles e o que você precisa saber para que eles tenham uma vida completa e feliz.

Aqui estão algumas respostas sobre o que seu cão pensa:

Especialistas em cheiros

Cães são fascinantes. Para apreciar o desconhecido deles, tudo o que você precisa considerar são seus mundos sensoriais.

Um exemplo disso, é que quando vocês estão passeando juntos em um parque, você observa o céu, as árvores, as cores, enquanto seu cão fica o tempo todo com o nariz colado ao chão. Isso é porque eles veem coisas que não podemos ver com os olhos: o cheiro de outros cães que passaram por ali e as pegadas de um vizinho que caminhou por ali mais cedo, por exemplo.

Você já deve ter ouvido algo sobre cães que conseguem farejar o câncer, armas e até o coronavírus. Estes cães não tem nenhuma habilidade especial: seu cãozinho poderia fazer a mesma coisa. O primeiro cão a farejar câncer fez isso ao cheirar uma pinta na perna de sua dona com tanta frequência que ela teve que ir ao dermatologista, quando foi diagnosticada com melanoma.

É estimado que o olfato deles seja de 10 mil a 100 mil vezes melhor que os de humanos. Enquanto temos cerca de 6 milhões de receptores olfativos, os cães tem 300 milhões. Além disso, humanos tem entre 12 a 40 milhões de neurônios responsáveis por transmitir informações de cheiros para o cérebro, enquanto os cães tem de 220 milhões a 2 bilhões, dependendo da raça.

O amor é mútuo

Grandes são as chances que seu cão ocupa uma parte especial no seu coração. Pesquisas recentes demonstraram que seu cão sente o mesmo por você. Seu cão te adora.

Cães se apegam aos humanos em uma maneira muito parecida que humanos se apegam aos seus pais. Assim como bebês, cães ficam estressados quando ficam com estranhos e ansiosos para voltarem aos seus donos.

Um estudo recente mostrou certas áreas dos cérebros dos cães “acendem” quando sentem o cheiro de seus donos. E, quando seus olhos encontram os do seu cão, ambos os cérebros soltam ocitocina, conhecido como o hormônio do amor.

Todas essas pesquisas mostram que você consegue deixar seu cão mais feliz com apenas um ingrediente: você. Faça mais contato visual com seu cão, toque mais neles, fale mais com eles. Entender como funciona a mente dele não apenas sacia sua curiosidade sobre o que o seu cão pensa, mas também te ajuda a garantir que seu companheiro viva uma vida boa e feliz.

  • Back to top