Quanto tempo um gato pode ficar sozinho? Spoiler: é menos do que você imagina - Pet é pop

Quanto tempo um gato pode ficar sozinho? Spoiler: é menos do que você imagina

Quanto tempo um gato pode ficar sozinho? Spoiler: é menos do que você imagina
Quanto tempo um gato pode ficar sozinho? Spoiler: é menos do que você imagina
Quanto tempo um gato pode ficar sozinho? Spoiler: é menos do que você imagina (Foto: Keenan Barber/Unsplash)

Os gatos são independentes e indiferentes, então não se importam de passar longos períodos de tempo sozinhos, certo? Segundo especialistas, isso não é verdade e os felinos precisam de tanto afeto de seus donos quanto os cães.

Veja também:

+ Passear com um cão reduz o estresse bem mais do que caminhar sozinho, diz estudo
+ Mulher é presa após participar de evento que juntou cocaína e sexo com cão
+ Ciência explica por que seu gato vai ser sempre um bebê para você

Gatos domésticos que são privados do contato humano por muito tempo são, de fato, suscetíveis a sentimentos de ansiedade de separação, além das complicações de saúde óbvias que vêm de não ter suas necessidades físicas satisfeitas.

Quanto tempo você consegue deixar um gato sozinho?

Um felino adulto médio ficará bem quando deixado sozinho por um dia de trabalho, o que significa que, na maioria dos casos, você não precisa procurar uma babá regularmente. Eles costumam dormir cerca de 18 horas por dia, então não tem necessidade de se preocupar com eles enquanto está no escritório.

Costuma trabalhar no período noturno? Não é um problema, sua programação particular não faz muita diferença no que diz respeito ao tempo sozinho do seu gato. Contanto que você esteja sempre por perto por algum tempo a cada 24 horas, seu gato ficará satisfeito.

Mas, é claro, pode surgir uma ocasião em que você precise ficar um pouco mais longe de casa.  Quando se trata de ausências mais longas, os especialistas por trás do Animalpath.org dizem que gatos adultos saudáveis ​​não devem ser deixados sozinhos por mais de 24 a 48 horas. Portanto, se você precisa estar fora de casa por muito tempo, pode ser uma boa ideia encontrar alguém para ver como ele está de vez em quando.

Desnecessário dizer que os gatos adultos com necessidades especiais precisarão ser examinados com mais frequência. Além disso, mesmo os gatinhos mais saudáveis ​​precisam de comida, água e banheiro antes de você sair.

Os profissionais também desaconselham deixar um gato adulto recém-adotado sozinho pelo período de tempo mencionado acima, uma vez que eles ainda estão se adaptando a um novo ambiente e são naturalmente mais vulneráveis ​​à ansiedade de separação e aos problemas comportamentais que vêm com todo o processo.

E quanto aos filhotes? 

Assim como qualquer bebê, os filhotes dão muito mais trabalho do que um adulto. Na verdade, a idade faz uma enorme diferença em termos de quanto tempo você pode deixar seu gato sozinho, especificamente para animais de estimação com menos de seis meses.

Para os profissionais, os pequeninos com menos de 4 meses não devem ser deixados sozinhos por mais de duas a quatro horas. Já gatinhos de 4 a 5 meses podem ficar sozinhos por até cinco horas e na marca de meio ano, os gatinhos podem sentar bonitos por um dia de trabalho de oito horas sem consequências.

Mas, lembre-se: esta é apenas uma estimativa com base no que a maioria dos gatos consegue aguentar. O temperamento particular do seu felino terá um papel considerável na equação, então proceda com cautela.



  • Back to top