Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão? - Pet é pop

Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão?

Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão?
Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão?
Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão? (Foto: Alice/Unsplash)

Os gatos têm a reputação de serem animais de estimação extremamente independentes. Mas por quanto tempo os gatos podem ser deixados sozinhos? Eles sentem solidão enquanto seu dono está fora de casa?

Veja também:

+ Pandemia: 56% dos solteiros combateram a solidão com a ajuda de um pet, diz pesquisa
+ Conheça o resort em Dubai no qual os cães têm tratamento seis estrelas
+ Homem fica furioso ao ver cocô de cachorro no chão e destrói quarto com serra elétrica

Apesar de seu caráter, os gatos exigem cuidado e atenção (assim como qualquer animal doméstico) e longos períodos de solidão não são recomendados. Confira o que dizem algumas especialistas em comportamento de gatos para entender melhor as necessidades dos felinos:

Quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos em casa?

De acordo com a especialista em gatos Celia Haddon, os gatos podem ficar sozinhos por tempos realmente prolongados de tempo. “Supondo que um gato tenha comida seca sempre disponível, tenha água fresca disponível e tenha uma caixa de areia grande e limpa disponível, eles podem ficar sem se preocupar por 12 a 24 horas”, disse ela à Newsweek.

Deixar os gatos sozinhos em casa por mais de 24 horas é desaconselhável, pois os gatos dependem de seus donos para alimentação regular e água potável, além de, claro, o tempo social valioso, como brincar e abraçar.

Muitas dessas necessidades podem ser facilmente atendidas por uma babá de gatos se os donos estiverem ausentes por longos períodos de tempo, como em viagens que o dono não pode levar o gato.

O que considerar antes de deixar seu gato sozinho

As especialistas alertam que a idade também desempenha um papel em quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos. Gatos com menos de 4 meses não devem passar mais que duas a quatro horas sozinhos, já os gatos de seis meses podem ficar até oito horas sozinhos.

Teresa Keiger, diretora criativa da The Cat Fanciers’ Association, explicou que deixar os gatos sozinhos por mais de um dia pode se tornar cada vez mais estressante e perigoso para os animais.

“Mais de um ou dois dias começa a se tornar muito estressante para um gato. Lembre-se, eles precisam de comida, água e uma caixa de areia limpa, nada disso vai reabastecer ou limpar sozinho”, disse ela à Newsweek.

“Se a pessoa a quem eles estão ligados se ausenta por vários dias, eles podem se empanturrar ou não comer nada e ambos são ruins para a saúde do gato e podem levar a problemas. Eles também podem eliminar inadequadamente, não porque o gato é louco, é um comportamento de marcação causado pelo gato que deseja a volta do dono, ou brinca de forma inadequada, como danificar móveis, almofadas e miau e chama excessivamente na tentativa de fazer o dono voltar”, acrescentou a especialista.

Os gatos ficam solitários?

Os gatos são seres sociais que formam fortes relacionamentos realmente duradouros com seus donos. Portanto, se suas necessidades sociais e alimentares não forem atendidas durante períodos de solidão, os gatos podem ficar deprimidos e sentir ansiedade de separação.

“Se for um dia normal de trabalho, a maioria dos gatos está bem, mas um gato se sentiria solitário ou esperaria pela atenção de seus tutores se fosse deixado por dias a fio. qualquer cuidador e seu animal de estimação é forte e a ausência do cuidado e atenção do tutor definitivamente seria notada emocionalmente”, disse Anita Kelsey, especialista em comportamento de gatos e autora de Let’s Talk About Cats, disse à Newsweek.

Gatos diferentes gerenciam a solidão de maneiras diferentes, pois alguns são solitários naturais, enquanto outros podem ser mais sociáveis ​​e dependentes de seus cuidadores. “As necessidades emocionais do gato dependem do relacionamento que ele tem com seus donos, pois os gatos variam em relação à dependência de seus donos. Portanto, quanto mais ligado um gato é ao seu dono, mais solitário e ansioso será quando o dono estiver fora. Essa solidão e ansiedade aumentam quanto mais tempo o dono estiver fora”, acrescentou Anita.

Períodos prolongados de solidão e solidão também podem atrapalhar rotinas importantes, segundo Teresa. “Os gatos adoram uma rotina e ter seus donos por perto faz parte dessa rotina. É normal que eles sejam alimentados em determinado horário, que seu dono esteja no sofá assistindo TV com um ou dois gatos em determinado horário, etc. Quebrar essa rotina pode ser perturbador, apenas varia de gato para gato quanto ao grau de perturbação.”

Se você precisar deixar seu gato em casa sozinho, é importante garantir que ele tenha comida fresca e água suficientes, um lugar seguro para dormir e distrações suficientes, como brinquedos, arranhadores ou janelas para olhar para fora. Também é fundamental remover plantas perigosas e venenosas, para evitar que ele coma-as acidentalmente e acabe com problemas de saúde.



  • Back to top