Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar - Pet é pop

Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar

Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar
Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar
Quantas horas meu cão deve dormir? Veterinária responde e diz quando você deve se preocupar

Pode parecer que seu cachorro passa a maior parte de seu tempo dormindo, mas isso é na verdade bastante normal. Confira algumas informações sobre os padrões de sono de seu cão, para saber se você deve se preocupar ou não.

Veja também:

+ Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama
+ Companheiros na velhice: mulher de 101 anos adota gato de 19
+ Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve

Quanto tempo os cães dormem por dia?

Em média, a maioria dos cães passa cerca de 50% do dia dormindo, cerca de 12 horas em um período de 24 horas. Filhotes, cães de raças grandes e cães mais velhos podem dormir mais, enquanto cães de raças pequenas e cães de trabalho podem dormir menos.

Além dos 50% do dia que passam dormindo, os cães passam os outros 30% das horas sem fazer nada, apesar de estarem acordados. Uma fase de descanso, deitados e vendo o mundo passar, gostando de aproveitar o momento de preguiça.  Então, isso significa que 80% do dia seu canino passou sem fazer muita coisa.

Por que os cães dormem tanto?
dog sleeping on floor
(Foto: Minh Pham/Unsplash)

Os cães dormem muito mais do que as pessoas. Eles dormem quando seus corpos dizem que precisam dormir, ao contrário de pessoas que têm agendas lotadas e nem sempre ouvem os sinais de seus corpos. O sono é muito importante para os cães.

“Durante todo o dia, a atividade elétrica está acontecendo em nosso cérebro, e dados aleatórios e desorganizados são armazenados em vários lugares”, explicou o Dr. Nicholas Dodman, professor emérito da Tufts University, ao site Pet MD. “Nós organizamos isso durante o sono, e os cães também. É muito terapêutico, e se você negar isso aos cães, eles meio que enlouquecerão.”

Além disso, o sono ajuda o desenvolvimento do cérebro de um cão, memória e capacidade de aprendizagem, bem como seu sistema imunológico: cães que não dormem o suficiente ficam mais suscetíveis à infecções.

Muitos especialistas também presumem que a falta de sono pode contribuir para que seu cão fique de mau humor. E faz sentido que cães de raças grandes, filhotes e cães idosos precisem dormir ainda mais. Os cães maiores simplesmente precisam trabalhar mais para movimentar o corpo, e leva tempo para se recuperar desse esforço.

Os cães jovens correm, explorando tudo e queimando todos os tipos de energia. Então, eles caem e dormem profundamente até que seu corpo se recupere e esteja pronto para outra sessão de jogo. Cães mais velhos também precisam dormir mais para ajudar seus corpos a se recuperar das atividades diárias.

E se meu cachorro dormir o dia todo?
(Foto: Joshua Chun/Unsplash)

O mais importante para os veterinários é quando os pais dos animais de estimação notam mudanças nos padrões de sono de um cão. Se o seu cão normalmente dorme por 2 a 3 horas pela manhã e depois fica acordado pelo resto do dia, mas de repente você percebe que eles estão dormindo por 5 a 6 horas pela manhã e à tarde, é hora de ligar para o veterinário.

Condições como diabetes e doenças renais podem ser a razão para a mudança nos padrões normais de sono do seu cão. Alguns dos principais motivos pelos quais cães mais velhos podem dormir mais do que o normal são hipotireoidismo (tireoide subativa), doenças cardíacas e artrite.

Outra coisa que tendemos a perceber é a reação de um cão ao ser acordado. A maioria dos cães acorda bem rápido e, se houver motivação suficiente (como uma coleira ou um lanche), eles se espreguiçarão, levantarão da soneca e estarão prontos para partir.

Os veterinários se preocupam se os cães são muito difíceis de acordar ou se não podem ser motivados a fazer as coisas de que normalmente gostam. Se você notar que seu cão está dormindo mais do que o normal, ou está difícil de acordar, faça um registro do sono e marque uma consulta com seu veterinário.

Seu veterinário pode examinar o registro do sono e fazer testes para ajudar a encontrar as condições subjacentes que podem estar fazendo com que seu cão durma mais ou esteja mais relutante em se levantar.

E se meu cachorro ficar inquieto à noite e não dormir?
(Foto: Ivan Kuznetsov/Unsplash)

A idade é outro fator quando se trata de interrupções do sono – com cães mais velhos às vezes tendo mais problemas para adormecer do que cachorros ou cães adultos mais jovens.

Assim como muitas pessoas mais velhas, alguns cães idosos (especialmente aqueles diagnosticados com disfunção cognitiva canina, uma condição semelhante à doença de Alzheimer) passam pelo pôr do sol. Isso significa que eles podem ficar confusos e inquietos ao cair da noite. Eles tendem a andar muito e podem ter problemas para adormecer.

Em muitos casos, isso pode ser controlado com medicamentos. Alguns animais responderão se as luzes noturnas forem colocadas perto de seus locais favoritos para dormir, bem como deixar uma TV ou rádio ligado para eles em um volume baixo.

Um problema ainda mais comum são os cães mais velhos, que precisam sair com mais frequência para urinar. Embora isso possa ter uma base médica, também pode simplesmente representar uma mudança nos padrões do seu cão e ser completamente normal para eles.

Verifique com seu veterinário se o seu cão está repentinamente precisando sair à noite. Faça acomodações para que seu cão possa sair com mais frequência à noite, seja colocando uma almofada de xixi, deixando-os sair durante a noite ou usando a porta de um cão.

Na maioria dos casos, existem razões identificáveis ​​para cães que ficam inquietos à noite. Entrar em contato com seu veterinário para ajudar a identificar esse motivo e, se possível, eliminar o gatilho, é a melhor solução a longo prazo.

  • Back to top