Quando os cães lambem rostos humanos, eles estão beijando? Veja o que a ciência tem a dizer - Pet é pop

Quando os cães lambem rostos humanos, eles estão beijando? Veja o que a ciência tem a dizer

Quando os cães lambem rostos humanos, eles estão beijando? Veja o que a ciência tem a dizer
Quando os cães lambem rostos humanos, eles estão beijando? Veja o que a ciência tem a dizer
Quando os cães lambem rostos humanos, eles estão beijando? Veja o que a ciência tem a dizer (Foto: Vadim Kaipov/Unsplash)

O que significa quando os cães lambem seu rosto ou sua mão? Apesar de muitos donos justificarem esse comportamento como “beijos caninos”, essa explicação muitas vezes não é correta. Lambidas podem significar muitas coisas diferentes, dependendo do contexto, e não podem ser interpretadas simplesmente como beijo e carinho.

Veja também:

+ Homem sai para socorrer sua cachorrinha grávida, compra bilhete de loteria e ganha US$ 2 milhões
+ Confira as 10 raças de cães que têm mais propensão a apresentar problemas nos olhos
+ Vídeo: cão e gato disputam quem consegue atravessar o labirinto sem derrubar peças

Para os cães, uma lambida pode comunicar informações sobre status social, intenções e estado de espírito, mas é mais frequentemente um comportamento pacificador, assim como os humanos fazem as pazes dando um beijo.

O comportamentalista animal Frans de Waal observou comportamento semelhante em chimpanzés, para quem o beijo parece ser uma forma de reconciliação após uma briga. Para os cães, a maioria dos comportamentos de pacificação tem um elemento comum, pois geralmente contêm aspectos do comportamento de um filhotinho.

O comportamento é o equivalente canino de uma “bandeira branca”. A maioria dos adultos caninos tendem a nutrir os filhotes de sua própria espécie e parece haver uma forte inibição contra filhotes realmente atacando.

Adultos submissos, assustados ou fracos se aproveitam disso adotando posturas juvenis e realizando ações infantis para evitar a agressão. Tais comportamentos geralmente suavizam o humor do animal ameaçador e normalmente evitam qualquer tipo de ataque físico.

Muitas formas de comportamento pacificador contêm lambidas, por isso faz sentido olhar para o início da vida dos cães para interpretar o que esses sinais deveriam comunicar em seus estágios iniciais.

Por outro lado, ele pode simplesmente estar com fome e estar pedindo um lanche. Ele pode estar comunicando submissão e pacificação, a versão adulta de boa vontade e aceitação em filhotes. Alternativamente, ele pode estar mostrando respeito e deferência a você, já que você controla os recursos dos quais ele depende.

Lamber, então, é um sinal complexo e claramente nem sempre é o equivalente canino de beijar. Ele envia algumas mensagens sociais importantes que podemos ler entendo o padrão e o contexto do comportamento de lamber.



  • Back to top