Seja nos petshops que fazem banho e tosa ou em casa, os tutores precisam ter atenção nos xampus utilizados durante o banho. Afinal, cada cão possui uma necessidade diferente e é preciso entender quais são os produtos indicados para manter seu tipo de pele e pelos saudáveis.
“A regra mais importante é utilizar apenas produtos de higiene canina! Muitos tutores acabam utilizando o seu próprio xampu ou até mesmo barra de sabão de lavar roupas, mas isso pode prejudicar muito a pele do cachorro”, afirma o veterinário Ricardo Cabral, da Virbac.
- Esse vídeo com cães que detestam banho vai animar o seu dia
- Seu dia tá chato? Anime-se com o vídeo de um pug tomando banho com 5 porquinhos
“Além de ressecar a pele e provocar alergia e irritações, o uso de produtos inadequados pode também causar um desiquilíbrio de óleos nos pelos, criando um ambiente ideal para bactérias, parasitas e vírus”.
Hoje, o mercado pet oferece diversas opções e marcas de xampu. Para auxiliar na escolha do produto ideal, Cabral listou os principais pontos de atenção:
Fuja dos agressores
Busque sempre por xampus que utilizem ingredientes hipoalergênicos, pois eles não agridem a pele dos cães.
“Mesmo que o cão não seja alérgico, a pele dele pode ficar irritada na presença de agentes com os quais nunca teve contato. A escolha de produtos hipoalergênicos minimiza esse risco.”
Um produto para cada pelo
Existe uma grande diversidade de raças, e cada qual com sua particularidade. Algumas têm pelos grossos e longos, enquanto outras têm pelos curtos e finos. Há ainda uma infinidade de cores de pelo.
“Um dos objetivos dos xampus caninos é auxiliar no cuidado e manutenção dos pelos. Eles possuem funções como ser desembaraçante, antiqueda, manter a cor natural do pelo, entre outras. Portanto, identificar necessidades comuns a cada tipo de pelagem facilitará na hora de comprar o produto.”
Pele em primeiro lugar
Mais importante que garantir pelos sedosos e brilhantes é manter a pele do pet saudável.
“Esse ponto é o mais importante, pois tratar a pele é sinônimo de garantir saúde para o cão, tendo em vista que existem diversas doenças de pele, como sarna, micose, dermatite atópica, alergias, seborreia, entre outras, que prejudicam e incomodam muito os pets”, explica Cabral.
“Atente-se ao tipo de pele do seu cão! Se ela é seca, por exemplo, procure por um xampu hidratante. Se é oleosa, um produtoo que controle a oleosidade. Leia sempre o rótulo e consulte o veterinário.”
De olho no rótulo
Optar por marcas reconhecidas no mercado dermatológico também é garantia de uma pele saudável. Além disso, caso o pet já tenha contraído doenças de pele, os xampus dermatológicos auxiliam no tratamento e prevenção.
A marca Virbac, por exemplo, oferece soluções para alívio imediato da irritação e prurido da pele, infecções bacterianas da pele (piodermite superficial) e fúngicas (inclusive Malasseziose) e adjuvante no tratamento de piodermites profundas, para o tratamento e controle da pele oleosa associada à seborreia dos cães, entre outros.
Cuidado extra com os filhotes
Filhotes precisam de cuidados especiais em relação ao banho. Para tomar banho no petshop, onde haverá contato com outros cães, é necessário esperar todas as vacinas.
Mesmo para o banho em casa, existe o risco de deixar a pele e pelos molhados, então é recomendável esperar pelo menos 12 semanas. Antes disso, o uso de toalhas umedecidas específicas para cães é o ideal.
Além disso, utilize produtos especializados ou o recomendado pelo veterinário e introduza o banho na rotina do filhote aos poucos, para não gerar traumas.