Pulgas ameaçam a saúde dos gatos; saiba como afastá-las do seu bichano - Pet é pop

Pulgas ameaçam a saúde dos gatos; saiba como afastá-las do seu bichano

Pulgas ameaçam a saúde dos gatos; saiba como afastá-las do seu bichano
Pulgas ameaçam a saúde dos gatos; saiba como afastá-las do seu bichano
Pulgas ameaçam a saúde dos gatos; saiba como afastá-las do seu bichano (Foto: Pixabay)

Coceira, feridas e alergia são alguns efeitos comuns das pulgas em felinos. Mas esses pequenos parasitas também podem transmitir doenças ainda mais sérias, que podem – inclusive – causar a morte dos animais. “Para evitar esse problema, é muito importante observar o ambiente e manter a higiene em dia para evitar as infestações e garantir o bem-estar dos pets”, alerta a médica veterinária Yolanda Antunes, gerente nacional de produtos para pets da Syntec do Brasil.

Veja também:

+ Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas
+ 6 coisas que os cães querem dizer quando uivam
+ Cientistas alertam: seu cão pode estar ansioso pelas mesmas razões que você

Nas épocas de temperaturas mais altas e umidade elevada, aumenta a probabilidade de infestação de pulgas, porque esse clima favorece o desenvolvimento rápido para a fase adulta, especialmente perigoso para os gatos. “Em épocas frias e secas, esses parasitas levam até 140 dias para chegar à fase adulta. Com calor e umidade, o período cai para 10 dias, potencializando os riscos”, esclarece Yolanda.

O problema é tão grande que 27% dos atendimentos a felinos nas clínicas veterinárias são relacionados a doenças causadas por pulgas, de acordo a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). “Apesar de ser um tema recorrente, é sempre importante alertar os tutores para sintomas, prevenção e tratamento das pulgas”, reforça a gerente da Syntec do Brasil.

Para garantir a qualidade de vida aos felinos, o melhor jeito é prevenir que as pulgas se instalem nos gatos e no ambiente ao redor. “Algumas ações eficazes envolvem manter em dia a higiene do pet e do local onde ele habita e estar sempre atento a brinquedos, roupinhas, tapetes e toalhas, que devem estar sempre limpos. Além disso, existem produtos para uso periódico para proteger os gatos das infestações de pulgas”, informa Yolanda Antunes.

Um produto antipulgas eficaz e seguro é o TECSPOT® que está disponível em pipetas e contém Fipronil, um dos princípios ativos mais utilizados para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos – disponibilizado pela Syntec do Brasil. Com amplo espectro de ação, ele é amplamente reconhecido pela classe veterinária e pode ser utilizado em filhotes e adultos a partir de 8 semanas de idade.

TECSPOT® auxilia na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, prevenindo, controlando e tratando ectoparasitoses em cães e gatos de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos pets e ambientes, prevenindo o risco de reinfestação. Para sua eficácia completa é recomendado reaplicar TECSPOT® a cada 28 dias”, finaliza a médica veterinária.



  • Back to top