Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado? - Pet é pop

Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado?

Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado?
Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado?
Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado? (Foto: Luisella Planeta Leoni/Unsplash)

Está pensando em incrementar a dieta do seu gato com salmão? Apesar de ser uma excelente fonte de proteína, deve ser consumido da maneira correta. Confira!

Veja também:

+ 5 dicas de bem-estar para que o seu pet tenha uma vida longa, feliz e saudável
+ Confira uma seleção de petiscos naturais para a happy hour do seu cão ou gato
+ Gato desaparecido volta pra casa com uma conta por três peixes consumidos

O salmão disputa o segundo lugar no consumo de peixes, logo atrás do camarão. É uma boa fonte de proteína, contém várias vitaminas e minerais e inclui uma porção geral de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são uma refeição nutritiva para pessoas, gatos e cães.

Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o consumo de salmão para gatos:

O salmão é bom para gatos?

Sim, de acordo com Renee Schmid, uma toxicologista veterinária que trabalha com Pet Poison Helpline. “Qualquer tipo de salmão e todas as partes são boas”, disse Schmid ao Yahoo. Mas, assim como faríamos para consumo próprio, a cabeça, a cauda e os ossos devem ser removidos. Todos eles podem apresentar risco de asfixia ou causar danos à medida que passam pelo trato digestivo do seu gato, se ingeridos.

Os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que precisam de nutrientes importantes fornecidos pela carne como parte de sua dieta. O salmão fornece essa proteína animal junto com vitaminas e minerais adequados para os gatos, como niacina, potássio, selênio, bem como vitaminas B6 e B12.

No entanto, o peixe por si só não é suficiente para manter seu gato saudável. Os gatos precisam de uma dieta completa e balanceada para garantir que recebam todas as gorduras, carboidratos, proteínas e micronutrientes.

Mas se você e seu gato acham o salmão legal, não se preocupe: o salmão pode ser um ingrediente em uma daquelas dietas completas de ração seca ou úmida que você já fornece ao seu felino favorito.

Como dar salmão ao seu gato com segurança
Salmon, Fish, Seafood, Silver Skin, Food, Healthy
(Foto: Pixabay)

Vejamos as maneiras comuns pelas quais esse peixe super popular pode aparecer na sua mesa de jantar ou como um deleite para o seu gato.

  • Salmão cru

Os gatos podem comer salmão cru? Eles podem, mas isso não significa que devam. “Salmão cozido é provavelmente melhor do que cru para prevenir distúrbios gastrointestinais”, explicou Schmid. Ela também observa que a doença de envenenamento por salmão é um risco para cães que comem salmão cru e alguns outros peixes, os gatos parecem ser resistentes.

Mas só porque essa doença não afeta os gatos, isso não significa que o salmão cru e outras carnes não representam um risco para os animais de estimação e as pessoas. Para evitar qualquer problema, cozinhe o salmão e qualquer outra carne que você queira alimentar seu gato.

  • Salmão enlatado

Como vários salmões enlatados podem incluir aditivos ou temperos que não combinam com o estômago do seu gato ou podem ser tóxicos para os gatos, é melhor evitar o salmão enlatado destinado ao consumo humano. Também pode ser adicionado muito sal para dar sabor, e os gatos precisam de muito pouco sódio em sua dieta.

  • Salmão defumado

Assim como o salmão enlatado, o salmão defumado pode ter sido preparado durante e após o processo de cozimento com sal extra ou temperos que são ruins para o seu gato.

  • Pele

A pele do salmão pode ter uma concentração ainda maior desses ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) do que a carne. Portanto, embora você deva se certificar de cortar a cabeça e as nadadeiras e remover todos os ossos, pode ser legal deixar na pele do salmão. Observe para ter certeza de que não causa nenhum desconforto pós-refeição, se você tiver um gato com estômago sensível.

  • Salmão cozido

Esta é a maneira ideal de alimentar seus felinos com salmão. Remova a cabeça, barbatanas e ossos e considere assar, grelhar ou escaldar o peixe. Métodos de cozimento mais profundos podem remover alguns dos nutrientes do salmão, mas ainda é seguro.

Muitas receitas pedem outros ingredientes, então opte por salmão cozido simples para o seu gato se você não tiver certeza sobre todas as adições deliciosas que você fez para sua própria mesa de jantar.

  • Back to top