Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência - Pet é pop

Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência

Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência
Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência
Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência (Foto: Milada Vigerova/Unsplash)

Já se perguntou por que os gatos ronronam? De acordo com especialistas, esse hábito nem sempre significa que ele está contente. Confira!

Veja também:

Segundo a Purina, os gatos não ronronam apenas quando estão felizes, mas também quando estão angustiados ou com medo.

As evidências mostram que o ronronar não é apenas um método de comunicação, mas também um mecanismo de defesa e uma forma de manter a calma em situações estressantes ou dolorosas, como ao ir ao veterinário ou ao dar à luz.

Como os gatinhos nascem cegos e surdos, eles precisam das vibrações para se comunicarem com a mãe e os irmãos de ninhada. Essas vibrações também facilitam a respiração, podem curar ferimentos e construir músculos, além de funcionar como alívio da dor.

Além disso, estudos demonstram que o ato também oferece benefícios à saúde dos donos. Os donos de gatos experimentam uma redução da pressão arterial e correm um risco 40% menor de ataque cardíaco depois de interagir com os gatos e ouvir seus ronronados suaves.

Como os gatos ronronam?

Outra pergunta intrigante é: como os gatos conseguem ronronar? De acordo com uma pesquisa, os músculos dos gatos movem as cordas vocais e, conforme eles respiram, o ar atinge os músculos vibrantes, que criam o som de ronronar.

Sabia que os felinos que ronronam não podem rugir? Isso é devido ao pequeno osso encontrado dentro das cordas vocais. Em felinos que rugem, como leões, ele é um osso flexível, que permite que eles emitam um som profundo e rugido, mas em gatos domésticos é completamente endurecido e só permite vibrações de ar ao expirar e inspirar.

Os pesquisadores também identificaram recentemente um novo ronronar chamado de “ronronar de solicitação”, que altera o ronronar normal para um som mais urgente de “choro”, que é semelhante ao de um bebê chorando, de modo que instintivamente queremos ajudar.

  • Back to top