Por que os gatos gostam tanto de entrar em caixas? A ciência responde - Pet é pop

Por que os gatos gostam tanto de entrar em caixas? A ciência responde

Por que os gatos gostam tanto de entrar em caixas? A ciência responde
Por que os gatos gostam tanto de entrar em caixas? A ciência responde
Por que os gatos gostam tanto de entrar em caixas? A ciência responde (Foto: Freepik)

Os donos de gatos são conhecidos por às vezes mimarem os membros felinos da casa com brinquedos caros. No entanto, muitos perceberam que os gatinhos costumam ser mais atraídos pelas caixas em que os presentes chegaram do que pelo que está dentro.

Veja também:

+ Mulher deixa em testamento R$ 5,9 milhões para a construção de centro voltado aos gatos
+ Confira os benefícios do CBD para a saúde do seu gato
+ Saiba como socializar aquele cãozinho que entrou na sua vida durante a pandemia

Então, por que os gatos gostam tanto de caixas ou objetos em forma de caixa? Confira o que dizem os especialistas em felinos sobre esse hábito peculiar:

Por que os gatos adoram caixas?

De acordo com a autora Zazie Todd, uma explicação chave para a compulsão dos gatos por caixas é porque se esconder é um comportamento natural para os gatos.

“Quando algo estressante acontece, eles gostam de poder se esconder. Uma caixa de papelão é um ótimo esconderijo (especialmente se for do tamanho certo, apenas para caber)”, disse ela à Newsweek.

“Eles podem se sentir mais seguros quando estão em uma caixa e parcialmente ou completamente escondidos”, acrescentou. “Além disso, se eles já têm muitos bons esconderijos, ainda é um bom enriquecimento ambiental para eles e lhes dá um novo espaço para explorar.”

O conforto dos pequenos lugares

O professor Nicholas Dodman acredita que a segurança associada ao confinamento é o principal fator para essa conduta. “É apenas um fato da vida que os gatos gostam de se espremer em pequenos espaços onde se sentem muito mais seguros e protegidos”, disse ele à Newsweek.

“Em vez de serem expostos ao clamor e ao possível perigo de espaços abertos, os gatos preferem se amontoar em áreas menores e mais claramente delineadas”, explicou o especialista.

Ele também observa como, quando filhotes, os gatos buscam conforto e segurança com o grupo unido que abraça sua mãe e o resto da ninhada, sentindo o calor e o contato reconfortante.

“Pense nisso como um tipo de comportamento de enfaixar. Acreditamos que o contato próximo com o interior da caixa libera endorfinas, causando prazer e reduzindo o estresse”, acrescentou o professor.

Local quentinho

A especialista em gatos Celia Haddon acredita que essas criaturas desfrutam do ambiente sensorial que uma caixa pode proporcionar. “Em uma caixa não há correntes de ar. O interior da caixa manterá o calor do corpo para si”, disse ela à Newsweek.

“Assim, as caixas serão mais aconchegantes do que as superfícies planas comuns”, explicou. “Às vezes, se eles ignorarem a nova cama e pularem na caixa em que ela veio, isso fará os humanos rirem, alguns gatos gostam de receber atenção humana.”

O cheiro também é outro fato, segundo Celia. “O papelão não tem cheiro artificial. Muitas camas de gato são feitas de pele falsa ou têm nylon dentro. É possível que elas não cheirem tão bem quando estão frescas da fábrica”, acrescentou a especialista. “Mas a caixa em que eles vêm só cheira a papelão, um cheiro natural agradável ao qual os gatos estão acostumados.”

Um lugar para brincar

A supervisora Deni Olsen sugere que a curiosidade dos gatinhos pode explicar seu fascínio por essas formas 3D. “Curiosos por natureza, os gatos estão sempre prontos para brincar ou explorar o mundo ao redor”, explicou ela à Newsweek.

“Por isso não é à toa que entre seus lugares favoritos estão as caixas, independentemente de seu tamanho ou formato”, disse. “O papelão tem uma ótima textura, o que torna as caixas o brinquedo perfeito para o seu gato. Seu animal de estimação pode passar horas deitado na caixa, mastigando ou arranhando suas garras, então não se surpreenda que a caixa seja o brinquedo favorito do seu gato.”

Por que os gatos se sentam em caixas de papelão?

Os gatos não usam apenas caixas como espaços fechados para se esconder, buscar conforto e brincar, eles são bem conhecidos por simplesmente usá-los como um palco privado para apenas sentar.

Um estudo de 2021 publicado na Applied Animal Behavior Science descobriu que os gatos são tão atraídos por contornos bidimensionais quanto por contornos reais. “Esta caixa virtual pode fornecer uma sensação equivocada de segurança e conforto psicossomático”, explicou o professor Dodman.



  • Back to top