Por que os gatos gostam de altura? A ciência responde - Pet é pop

Por que os gatos gostam de altura? A ciência responde

Por que os gatos gostam de altura? A ciência responde



Por que os gatos gostam de altura? A ciência responde
Imagem de Aline Dassel por Pixabay

Como um dos pontos mais altos da sua casa, a geladeira ocupa um lugar especial no coração do seu gato. Mas por que os gatos gostam de altura? A ciência responde.

Veja também:

Muito antes de seu gatinho escalar as cortinas da sala e caminhar no topo dos armários da cozinha, seus selvagens e ágeis ancestrais subiam em árvores para examinar as opções de presa. “Na natureza, um lugar mais alto serve como um local escondido para caçar”, explica Bridget Lehet, especialista certificada em treinamento e comportamento felino, ao site PetMD.

As árvores também ajudam os animais selvagens a escapar dos predadores terrestres e se esconder das aves de rapina. Embora sua casa não seja habitada por hienas, cães e crianças podem ser uma ameaça incômoda para gatos.

“Os gatos se sentem seguros quando estão no alto, especialmente se você tem crianças pequenas ou cães que podem segui-los e irritá-los”, explica a consultora Trish McMillan Loehr, enfatizando que é importante dar aos gatos bastante espaço vertical para se sentirem seguros.

Também há um certo prestígio associado à altura em uma casa com vários gatos. “Pode ser indiretamente um sinal de status”, diz Lehet. “O gato que controla o ponto mais alto é, geralmente, o dominante. A partir desse local, o gato pode tomar conta do seu ‘reino’ e estar ciente das atividades das pessoas da casa e de outros animais de estimação.”

Veja também:

Espaço vertical

Os gatos gostam instintivamente da altura, mas também precisam de espaços verticais para se sentirem mentalmente estimulados. Portanto, é fundamental que você dê a seu gatinho opções para escalar e explorar dentro de casa.

“Você pode aumentar o espaço vertical pendurando prateleiras na parede para que eles possam subir e você deve ter, pelo menos, um ponto alto para cada gato”, diz Jennifer Fry, veterinária da Pensilvânia.

Se você já acha que seu apartamento é minúsculo, imagine passar o dia todo nele? “Quanto menor a sua casa, mais espaço vertical você precisa”, aconselha Katenna Jones, consultora certificada de comportamento de gatos. “Postes de escalada são como caixas de areia – simplesmente indispensáveis.”

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top