Por que os gatos ficam tão enlouquecidos com luz de laser? A ciência tenta responder - Pet é pop

Por que os gatos ficam tão enlouquecidos com luz de laser? A ciência tenta responder

Por que os gatos ficam tão enlouquecidos com luz de laser? A ciência tenta responder
Por que os gatos ficam tão enlouquecidos com luz de laser? A ciência tenta responder
Por que os gatos ficam tão enlouquecidos com luz de laser? A ciência tenta responder (Foto: Avel Chuklanov/Unsplash)

Você sabe o motivo pelo qual os gatos amam brincar com luz de laser? De acordo com especialistas, essa paixão tem a ver com seus instintos ancestrais.

Veja também:

“A maioria dos gatos gosta de brincar com ponteiros laser porque a luz pode se mover de maneiras erráticas e imprevisíveis, o que imita o movimento de suas presas”, explicou a Dra. Michelle Lugones, da Best Friends Animal Society, ao site POPSUGAR.

“Os gatos podem perseguir, perseguir e emboscar a luz, o que lhes dá exercício, mas também permite que realizem seus comportamentos naturais de caça”, acrescentou ela.

Matthew McCarthy, fundador do Juniper Valley Animal Hospital, em NY, acrescentou que os gatos podem ser descritos como “predadores intransigentes” e observou que esse comportamento ainda é encontrado em nossos amigos felinos, embora sejam domesticados e tenham muitos alimentos disponíveis para eles.

“Isso é facilitado por sua visão única que é adaptada para responder e rastrear movimentos rápidos, como um mouse ou outra pequena presa em movimento rápido”, disse o Dr. McCarthy. Ele também compartilhou que os donos podem ter visto esse “mecanismo em funcionamento” se o gato tende a responder a movimentos mais curtos e erráticos do ponteiro laser em vez de movimentos mais longos e lentos quando estão brincando com seus donos.

No entanto, talvez surpreendentemente, não é a vermelhidão da luz do ponteiro laser que atrai os gatos. O Dr. McCarthy compartilhou um fato interessante que pode surpreender os donos de gatos que usam ponteiros laser para brincar com seus animais de estimação: os gatos não podem ver a cor vermelha e, na verdade, apenas veja o mundo em azul, verde e combinações dessas duas cores. “Portanto, é provável que o forte contraste da própria luz seja o que os atrai para o feixe do ponteiro”, disse ele.

  • Back to top