Por que os gatos adoram derrubar coisas das prateleiras? Pesquisadores explicam - Pet é pop

Por que os gatos adoram derrubar coisas das prateleiras? Pesquisadores explicam

Por que os gatos adoram derrubar coisas das prateleiras? Pesquisadores explicam
Por que os gatos adoram derrubar coisas das prateleiras? Pesquisadores explicam
Por que os gatos adoram derrubar coisas das prateleiras? Pesquisadores explicam (Foto: Joyful/Unsplash)

Seu gato tem a mania de empurrar as coisas das prateleiras e mesas da sua casa? Será que ele está querendo dizer que não gosta da decoração? Confira o que os especialistas têm a dizer.

Veja também:

Os gatos gostam de descobrir o mundo ao seu redor e testar coisas que podem se mover. Eles são criaturas inteligentes e ativas e as razões por trás de porque eles adoram derrubar coisas dos balcões, mesas e prateleiras não tem nada a ver com más intenções.

Aqui estão três razões pelas quais seu felino mal-humorado pode empurrar as coisas para fora de suas prateleiras:

1. Seu gato quer escalar e há objetos no caminho

Quando seu gato está se sentindo brincalhão e quer explorar, ele pode descobrir que objetos aleatórios em lugares altos apresentam uma oportunidade interessante (como uma criança humana). Está no DNA de seu gatinho escalar e se esconder em pequenos lugares fora do solo, então sua prateleira desavisada rapidamente se torna um local favorito.

Se sua casa não oferece coisas para escalar, suas prateleiras, escrivaninhas e bancadas são as únicas opções. E se esses pontos estiverem cheios de objetos, seu gato pode vê-los como um obstáculo.

Para evitar ter que limpar a sujeira de objetos caídos, forneça ao seu gato opções de escalada, como postes e árvores de gato, e coloque-os perto de janelas para que eles possam ver os pássaros lá fora. Ou seja criativo e construa ou compre prateleiras projetadas com o seu gato em mente.

2. Seu gato quer brincar

Sabemos que os cães adoram brincar, mas às vezes esquecemos que nossos gatos também gostam. Se sua casa não oferece muitas chances de enriquecimento mental e físico, os gatos são deixados por conta própria para encontrar meios de estimulação e isso pode incluir deslizar o copo pela mesa até que ele caia.

Seu gato também quer brincar com você, e empurrar sua caneca para o chão pode finalmente chamar sua atenção. Por isso, brinque com seu gatinho! Compre brinquedos interativos para gatos que envolvam seus instintos naturais de pular, perseguir, pegar e arranhar. Deixe caixas abertas em torno de sua casa para o seu gato pular e se esconder. Oferecer ao seu gato muitas oportunidades de brincar irá mantê-lo feliz e saudável e prevenir muitas cerâmicas quebradas.

3. Seu gato tem um desejo natural de investigar

Os gatos, instintivamente, gostam de caçar e rastejar sobre suas presas. Suas tendências naturais para serem curiosos, mas cautelosos, os ajudam no processo de caça, ajudando-os a determinar o que é seguro perseguir e o que não é.

Eles também são investigadores naturais, analisando e testando coisas que são novas. A pata de um gato é crucial para sua habilidade de “ser um gato”. Com as patas eles arranham, tocam e sentem, amassam e movem lentamente coisas que despertam seu interesse.

Você já tocou em algo, apenas um pouco, muito rápido para ver se está quente? Sim, aquela pequena e rápida pata de gato também está testando as coisas. Isso inclui objetos que você pode valorizar ou que por acaso estão perto da borda de sua mesa. E como os gatos são mais ativos e enxergam excepcionalmente bem à noite, você pode encontrar itens “misteriosamente” no chão ao acordar pela manhã.

Para apoiar o desejo natural do seu gato de inspecionar coisas novas, certifique-se de manter os itens longe da borda da mesa ou escrivaninha ou de qualquer lugar em que seu gato possa pular. Ofereça-lhes coisas que possam empurrar com segurança, como copos de plástico vazios, bolas ou pequenos brinquedos.

  • Back to top