Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? A ciência responde - Pet é pop

Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? A ciência responde

Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? A ciência responde
Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? A ciência responde
Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? A ciência responde (Foto: Stephen Andrews/Unsplash)

Depois de petiscos, claro, para a maioria dos cães a coisa favorita da vida é um bom carinho na barriga. Mas por que eles gostam tanto de receber uma coçada nessa região? Veja o que a ciência tem a dizer.

Veja também:

+ Cães identificam quando humanos mentem, diferentemente das crianças
+ 4 dicas para que seu pet e o condomínio convivam em paz e harmonia
+ Vai sair de casa e deixar seu cão? Faça um carinho nele antes, diz a ciência

De acordo com a Dra. Linda Simon, isso não é regra para todos os cães. “Alguns cães podem achar que uma coceira na barriga é uma invasão de seu espaço pessoal”, disse ela ao site Southern Living“No entanto, para um cão que gosta de carinho na barriga, pode ser uma ótima maneira de o dono se relacionar com ele e demonstrar afeto.”

Entenda mais sobre o assunto:

Por que os cães gostam tanto de uma boa coçada na barriga?

Para um cão se sentir confortável oferecendo sua barriga, você provavelmente é alguém em quem ele confia e se sente confortável. A Dra. Simon explicou que os cães que têm coceira na pele tendem a adorar a massagem na barriga. É um lugar onde eles nem sempre conseguem se coçar, então quando alguém em quem eles realmente confiam vai até lá para fazer uma boa massagem na barriga, eles geralmente ficam muito felizes com isso.

“Uma boa sessão de massagem na barriga pode liberar endorfinas e oxitocina tanto no cão quanto no dono, fortalecendo o vínculo especial entre eles”, disse a especialista.

Além do mais, para o seu cão, a interação está ligada às práticas de “catação social” que eles experimentaram em grupos de cães quando viviam na selva, e seus instintos para isso são fortes.

Por que alguns cães não gostam de carinho na barriga?

Embora às vezes os cães nervosos mostrem a barriga como um sinal de submissão, eles podem não estar pedindo uma massagem na barriga, mas apenas informando que não são uma ameaça para você.  “Esses cães ansiosos também podem esconder o rabo entre as pernas, tremer, lamber os lábios e evitar o contato visual”, justificou a Dra. Simon.

Você precisará ler os sinais de que isso não é um convite para tocar na barriga e provavelmente eles se virarão para impedi-lo de fazer isso. Este é um sinal de que eles não estão preparados para isso.

Por que alguns cães chutam as pernas durante a massagem na barriga?

Quando os cães chutam a perna durante uma massagem na barriga, isso é chamado de reflexo de coçar involuntário. “O reflexo de arranhão evoluiu para proteger os cães de pulgas, carrapatos e outros irritantes”, disse a Dra. Michelle Burch, da Safe Hounds Pet Insurance.

Em certos locais, seu cão tem um feixe de nervos localizado logo abaixo da pele. Quando esse ponto é arranhado ou coçado, os nervos enviam uma mensagem para a perna traseira para começar a chutar e remover qualquer fonte de irritação. A maioria dos cães parece gostar de coçar, apesar de chutar a perna.

Se o seu cão pedir para coçar a barriga, fique à vontade para satisfazer sua necessidade. Se o seu cão não é um fã, não force o assunto, pois não é algo que todos os cães irão gostar. Carinhos sob o queixo, nas orelhas ou na cabeça podem ser mais do seu agrado.

  • Back to top