Por que meu gato me lambe tanto? A ciência responde - Pet é pop

Por que meu gato me lambe tanto? A ciência responde

Por que meu gato me lambe tanto? A ciência responde
Por que meu gato me lambe tanto? A ciência responde
Por que meu gato me lambe tanto? A ciência responde (Foto: Pixabay)

Seu gato te lambe com frequência? Dentre todos os comportamentos misteriosos dos felinos, as lambidas aleatórias definitivamente são as coisas mais intrigantes que eles fazem.

Veja também:

+ Seu gato gosta de lamber você? Especialistas apontam 4 razões para isso
+ Conheça a cachorrinha dona de um closet com mais de R$ 360 mil em roupas e acessórios
+ Perfil no Instagram coleciona imagens divertidas de pets; veja as 20 mais engraçadas

De acordo com Anita Kelsey, behaviorista de gatos e autora de Let’s Talk About Cats, os gatos te lambem porque eles exploram o mundo através de suas bocas. “Eles lambem para se cuidar e lambem outros gatos para se relacionar e se arrumar”, explicou a especialista ao site HowStuffWorks.

Os gatos têm um grande número de receptores de cheiro em comparação com os humanos (cerca de 200 milhões em comparação com nossos míseros 5 milhões) então o cheiro desempenha um papel importante em suas vidas cotidianas.

Os gatos podem cheirar de duas maneiras diferentes. Primeiro, eles cheiram pelo nariz em inalações curtas e rápidas que capturam as moléculas de cheiro e as mantêm em uma câmara em sua cavidade nasal para permitir que todos os seus receptores de cheiro façam seu trabalho.

Em segundo lugar, os gatos podem provar e analisar o cheiro através de um órgão no céu da boca chamado órgão de Jacobson, também conhecido como órgão vomeronasal. Quando eles estão usando o órgão de Jacobson, eles fazem uma cara estranha, uma espécie de careta de boca aberta que os cientistas chamam de resposta de flehmen.

Gatos podem te lamber porque gostam de você

Como a maior parte do rosto de um gato está envolvida na atividade de cheirar, faz sentido que um gato lamba você para obter mais informações sobre você. Mas mais do que isso, os gatos lambem quem eles gostam.

“Os gatos nos lambem como um sinal de proximidade, união e afeto”, explicou Anita. “É uma forma de nos cuidar como fazem com outros gatos com os quais se relacionam. Tenho certeza de que eles também estão gostando de sentir nosso cheiro. Eles adoram axilas, por exemplo, pois há um cheiro forte nelas.”

Embora os gatos não sejam tão exuberantes na demonstração de afetos quanto os cães podem ser, não devemos comparar os dois animais. “Somos vistos como parte da família dos gatos. Os gatos nos mostram afeto por meio de comportamentos como permanecer em nossa companhia, ronronar, dormir ao nosso lado e em nosso colo e se esfregar em nós.”

Outros motivos para as lambidas

Além da afeição geral de um gato por você e do desejo de cuidar de um amigo, um gato pode lamber você por várias outras razões. Para começar, se o seu gato costuma atacar você com sua língua áspera, o motivo pode ser que ele queira marcá-lo como seu território.

E que melhor maneira de dizer aos outros gatos para se afastarem do que manchando você com um pouco de perfume especial?

Os gatos também tendem a lamber coisas que acham saborosas. Os gatos não conseguem sentir o gosto doce (inclusive, eles são os únicos mamíferos que não podem), mas eles podem realmente gostar de sua loção para as mãos ou do resíduo que o café da manhã deixou em seus dedos.

Se você achar que seu gato está particularmente interessado em um produto cosmético específico ou pomada que você usa (especialmente uma pomada de prescrição como um creme hormonal) pergunte ao seu veterinário se é seguro ingerir.

Alguns gatos também lambem para lidar com o estresse ou o medo. Esse comportamento é especialmente comum em filhotes que foram retirados de suas mães muito cedo, mas pode acontecer em qualquer gato.

Se esse comportamento parece piorar com o tempo ou é acompanhado por uma linguagem corporal nervosa, ou se eles começam a se lamber ao ponto de criar pontos carecas em seu pelo, pode ser uma boa ideia perguntar ao seu veterinário sobre algum tipo de tratamento.

E quando lamber é demais?

É muito fofo que seu gato goste de você, queira mantê-lo limpo, queira dizer a outros gatos que você é a pessoa dele, mas às vezes a lambida pode ser demais. Especialmente porque aquelas pequenas farpas de queratina em sua língua podem realmente doer.

Para dissuadir seu gato de lamber você, você pode tentar distraí-lo com um brinquedo, pegar uma escova e limpá-lo, simplesmente ir embora ou até mesmo colocar uma caixa de papelão no meio do chão.



  • Back to top