Por que meu gato me ataca quando vê outro felino do lado de fora de casa? - Pet é pop

Por que meu gato me ataca quando vê outro felino do lado de fora de casa?

Por que meu gato me ataca quando vê outro felino do lado de fora de casa?
Por que meu gato me ataca quando vê outro felino do lado de fora de casa?
Por que meu gato me ataca quando vê outro felino do lado de fora de casa? (Foto: Alberto Bigoni/Unsplash)

Não é nenhum segredo que o gato é um animal extremamente territorial. Mas, por que ele ataca seus donos quando vê outro gato do lado de fora da casa? Veja o que um especialista tem a dizer.

Veja também:

De acordo com ele, os gatos ficam frustrados quando veem um felino invasor em seu território e podem acabar descontando em você ou um outro animal de estimação, um comportamento conhecido como agressão redirecionada.

“Pode ser totalmente assustador se você estiver no lado receptor quando o seu gato atacar. Pode ser frustrante para você de outras maneiras também. Alguns gatos acompanham a agressão redirecionada com urina, na tentativa de fazer com que o outro gato saiba que está invadindo seu território”, explicou o Dr. Marty Becker.

Os gatos que tem vida livre resolvem disputas de território por meio do cheiro de urina, da visão (através de marcas de garras nas árvores) e às vezes pode evoluir para a violência. Já os gatos que vivem dentro de casa não têm a oportunidade de marcar ou defender seu território dos gatos que passam do lado de fora.

Segundo o veterinário, colocar uma barreira na frente de uma janela que o permita ver o lado de fora pode ajudá-lo a se sentir mais seguro. “Podem ser cortinas que você pode fechar ou uma tela que pode colocar na frente da janela. Você pode fechar a porta dessa sala e fornecer a seu gato um poleiro perto de outra janela, onde ele não verá outros gatos passarem”, sugeriu ele.

Caso isso não funcione, feromônios felinos calmantes também podem ajudar a evitar que seu gato expresse sua frustração em você.

  • Back to top