Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente? - Pet é pop

Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente?

Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente?
Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente?
Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente? (Foto: Julie Rothe/Pixabay)

Seu cão costuma comer as plantas do seu jardim ou dos parques onde você o leva para passear? Por que ele faz isso? Confira o que os especialistas têm a dizer.

Veja também:

É comum associar o hábito com algum problema digestivo ou doença, porque é comum que os cães vomitem após comerem plantas ou grama. No entanto, a ciência diz que este não é o caso.

Em um estudo auto-relatado examinando os hábitos alimentares dos cães na vegetação, os pesquisadores descobriram que um grande número (79%) dos cães havia comido grama em algum momento no passado.

Apesar desse número alto, apenas 9% desses cães pareciam doentes de antemão, e apenas 22% deles vomitavam depois de comer a grama. Isso faz com que a maioria dos cães pareça saudável, coma um monte de grama e passe o dia feliz e livre de doenças.

Embora não tenha havido muitas pesquisas adicionais sobre o assunto, o grande tamanho da amostra certamente sugere que o melhor amigo de um ser humano está praticando esse estranho hábito por outro motivo.

Embora possamos nunca entender totalmente esse comportamento, a principal explicação atual é que eles podem, na verdade, apenas desfrutar do sabor fresco da grama. Os donos costumam notar um aumento no consumo de grama à medida que a primavera chega, então talvez a grama recém-crescida seja apenas um lanche agradável.

Muitas pessoas pensam que os cães, como os gatos, são carnívoros obrigatórios, o que significa que devem derivar totalmente sua dieta da carne. No entanto, pesquisas mostraram que cães e lobos são na verdade (quase) onívoros e retiram uma porção saudável de seus nutrientes diários da vegetação.

Vários estudos encontraram evidências de folhagens e frutas vermelhas nas dietas de lobos selvagens, sugerindo que representam uma pequena, mas significativa parte de sua ingestão. Além disso, a grama é uma fonte fantástica de fibra, algo que pode facilmente faltar na dieta dos cães comuns.

Por isso, não necessariamente o seu cão está doente ou o hábito significa alguma coisa ruim, mas certifique-se de que as plantas que seu cachorro consome estejam livres de pesticidas e herbicidas prejudiciais.

  • Back to top