Por que meu cão lambe as patas? Devo me preocupar com isso? - Pet é pop

Por que meu cão lambe as patas? Devo me preocupar com isso?

Por que meu cão lambe as patas? Devo me preocupar com isso?
Por que meu cão lambe as patas? Devo me preocupar com isso?
Por que meu cão lambe as patas? Devo me preocupar com isso? (Foto: Glen Carrie/Unsplash)

Já se perguntou por que seu cão lambe as patas? Embora seja um comportamento comum, lamber excessivamente pode ser indicativo de que algo está errado.

Veja também:

+ Saiba o que seu gato quer dizer quando ele lambe você
+ Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas
+ Seu cão ‘rouba’ o lugar no sofá tão logo você se levanta? Saiba por que ele faz isso

Além de ser parte da rotina de autocuidado de um cão, alguns motivos adicionais pelos quais seu cão está lambendo as patas incluem ansiedade, estresse, comportamento obsessivo, alergia ou tédio.

Veja tudo o que você precisa saber sobre esse comportamento:

Por que meu cachorro lambe tanto as patas?

De acordo com uma especialista em saúde do Kennel Club, lamber é uma atividade calmante para os cães e faz com que eles liberem dopamina e endorfinas que podem melhorar o humor deles se estiverem estressados.

Algumas das outras razões pelas quais seu cão pode lamber as patas incluem:

  • Alergias;
  • Limpeza de pele;
  • Mostrando sentimentos;
  • Pele seca;
  • Comportamento obsessivo;
  • Comportamento ansioso;
  • Tédio.
O que meu cachorro está tentando alertar quando lambe as patas?

Embora geralmente não seja nada para se preocupar, preste atenção na frequência com que seu filhote está lambendo. Os cães geralmente lambem as patas para se limpar, mas também pode ser um sinal de que algo está errado.

Se o seu cão de repente começou a se lamber muito, você pode querer falar com o seu veterinário e levá-lo para ser examinado. Lamber as patas repetidamente pode ser um sinal de que ele está estressado ou ansioso, ou pode sugerir que está com dor, sensação de náusea, desconforto ou coceira.

Como faço para pará-lo?

Uma maneira simples e eficaz de lidar com o comportamento de lamber as patas de seu cão é simplesmente distraí-lo. Algumas das coisas que você pode fazer incluem levá-los para passear, oferecer-lhes brinquedos que estimulem a mente, brincar com eles ou dar-lhes um petisco.

Se você ainda está tendo problemas para impedir que seu cão lamba as patinhas, vá ao veterinário. Pode ser um problema subjacente de algo mais sério.

Devo impedir meu cachorro de lamber as patas?

Para interromper definitivamente o problema, primeiro encontre a causa principal. Se você não consegue distraí-los com brinquedos ou guloseimas, pode ser hora de procurar aconselhamento especializado com o veterinário.

  • Back to top