Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso - Pet é pop

Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso

Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso
Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso
Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso (Foto: Christin Hume/Unsplash)

Os gatos podem ser bastante misteriosos, porque seus rostos revelam muito pouco sobre suas emoções. Mas, o rabo do seu gato pode estar te dando algumas indicações de como ele está se sentindo.

Veja também:

+ 7 erros que você deve evitar ao apresentar gatos e cães
+ Dia Mundial Contra a Raiva: doença ainda mata 59 mil pessoas por ano
+ Vídeo: gato viraliza ao proteger criança que tenta subir em varanda de um prédio

Os cães e gatos comunicam-se de forma diferente?

Como cães, os gatos usam suas caudas para se comunicar. No entanto, os gatos às vezes podem enviar mensagens confusas porque seus movimentos de cauda abrangem uma ampla gama de emoções.

“Muitas pessoas pensam que os gatos são misteriosos e indiferentes, mas, na realidade, é da natureza deles esconder suas emoções”, disse Molly DeVoss, especialista certificada em treinamento e comportamento felino da Cat Behavior Solutions em Dallas, ao Yahoo! 

Segundo ela, os cães evoluíram em uma hierarquia social que difere dos gatos. Ao contrário dos gatos, os cães veem seus donos como líderes de matilha e, portanto, tentam agradá-los. Isso geralmente inclui imitar expressões felizes que fazem você sorrir.

“Mas os gatos evoluíram como uma espécie solitária. Na natureza eles vivem sozinhos, não com outros gatos, então eles têm pouca necessidade de comunicação”, explicou a especialista.

Por isso, entender a linguagem corporal do gato pode ser complicado. Para “ler” seu gato com precisão, Molly recomenda levar em consideração o rabo e a posição geral do corpo, além de sua atividade e ambiente ao redor no momento.

Junte as peças, como um quebra-cabeça, para obter o contexto necessário para decodificar a linguagem do seu gato, atender às necessidades do seu amigo felino e fortalecer seu vínculo com ele.

12 coisas que o seu gato está tentando te dizer pelo rabo

1. Agitando a cauda

Os cães abanam o rabo para mostrar que estão felizes, mas não os gatos. Na verdade, o rabo abanando de um gato geralmente significa exatamente o oposto. Se dois gatos balançarem o rabo um para o outro com as costas arqueadas e a cabeça baixa, eles podem estar prestes a entrar em uma briga No entanto, um rabo abanando constantemente também pode indicar que o seu gato está com dor.

2. Cauda reta para cima

Quando o rabo do seu gato levanta, ele fica feliz em ver você. Também é um sinal de confiança e alegria quando seu gato passa perto de outros animais de estimação ou objetos que ele adora.

3. Cauda reta e rígida

Quando o seu gato está agachado e pronto para atacar, sua cauda fica reta e rígida para que possa ser usada como uma ferramenta de equilíbrio ao fazer curvas ou pulos rápidos.

4. Cauda abaixada

Quanto mais baixa a cauda, ​​mais cauteloso ou inseguro seu gato se sente.

5. Cauda dobrada

Uma cauda dobrada pode ser um sinal de medo.

6. Sacudindo a cauda constantemente

Uma cauda sacudindo indica excitação, contemplação, irritação inicial ou que seu gato está com dor.

7. Tocando a ponta do rabo

Quando seu gato está em uma posição relaxada e tocando a ponta do rabo, isso significa que ele está um pouco irritado ou pensando em alguma coisa. Como “Estou tentando dormir e esse som está me incomodando” ou “Minha barriga está roncando” ou “Estou pensando em me levantar para ir até a caixa de areia, mas estou com tanto sono”.

8. Agitando a cauda

Um assobio lado a lado diz que seu gato está irritado ou agitado.

9. Cauda ‘ponto de interrogação’

Quando a ponta da cauda do seu gato tem a forma de um ponto de interrogação, significa que ele está feliz ou está com um humor brincalhão.

10. Cauda arrepiada

Seu gato está excitado, marcando seu território, ou está se sentindo estressado, ansioso ou inseguro se sua cauda tremer ou tremer.

11. Cauda abaixada e estufada

Se o cabelo do rabo do seu gato se eriçar e o corpo dele se arquear (pense na silhueta do gato do Halloween), ele se assustou com alguma coisa e está realmente assustado.

12. O envoltório

Quando seu gato enrola o rabo em você ou arrasta o rabo sobre você, é um gesto de carinho e confiança. Também pode ser um sinal de propriedade. Sim (sem surpresa), seu gato acredita que você pertence a ele, em vez de ele pertencer a você.

  • Back to top