Por que cães e gatos esfregam o bumbum no solo? Especialistas respondem - Pet é pop

Por que cães e gatos esfregam o bumbum no solo? Especialistas respondem

Por que cães e gatos esfregam o bumbum no solo? Especialistas respondem
Por que cães e gatos esfregam o bumbum no solo? Especialistas respondem
Por que cães e gatos esfregam o bumbum no solo? Especialistas respondem (Foto: Freepik)

Já se perguntou por que seu cachorro ou gato esfrega o bumbum no chão? Esse comportamento incomum está entre as coisas mais bizarras que esses bichinhos podem fazer.

Veja também:

+ Especialistas respondem às 6 questões sobre cocô de cachorro mais feitas no Google
+ Dono oferece frango de rotisseria, e agora sua cachorra não quer comer outra coisa
+ Gosta de gatos alaranjados? Então confira nove raças que têm esse tom de cor

De acordo com José Arce, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária, os pets esfregam suas bundas no chão simplesmente porque é a maneira mais fácil de coçar. Assim como os humanos, os animais de estimação às vezes têm coceiras em partes aleatórias de seus corpos. E quando o rabo de um animal está coçando, arrastá-lo pelo chão é a maneira mais fácil de coçá-lo.

Às vezes, a coceira é uma coisa única. Outras vezes, principalmente quando ocorre com mais frequência, o ato pode ser um sinal de que seu gato ou cachorro está passando por um problema médico. “É meio engraçado; parece dança ou dança. Mas, na verdade, significa que eles estão irritados”, disse ele à LiveScience.

Um gatilho para o ato são os sacos anais irritados. Os sacos anais são duas pequenas glândulas em cada lado da abertura anal de um gato ou cachorro. Os especialistas não têm certeza de qual é o seu propósito, mas algumas ideias são de que o fluido fedorento que as glândulas liberam lubrifica e perfuma suas fezes, marca território ou atrai um parceiro.

Em cães, é relativamente comum que os sacos sejam infectados ou bloqueados, embora seja menos frequente em gatos. Um animal afetado pode coçar o bumbum no chão devido à irritação, potencialmente deixando para trás fezes ou sangue.

Quando totalmente bloqueados, os sacos anais podem inchar e podem eventualmente estourar. É melhor levar seu animal de estimação ao veterinário antes que isso aconteça para que ele possa limpar o bloqueio e acabar com a irritação.

Outra causa comum para a coceira é algum parasita intestinal. Os animais de estimação não podem sentir os parasitas na maior parte de seus intestinos, mas podem senti-los se contorcendo perto do ânus. Se um animal de estimação tiver uma infecção parasitária, os veterinários podem diagnosticá-los com um teste de fezes e fornecer tratamento de desparasitação.

Alergias e pulgas também podem causar irritação na região do bumbum. Nesses casos, o animal muitas vezes também coça outras partes do corpo, como as orelhas. E após a limpeza, um cão pode esfregar a bunda no chão temporariamente porque seu pelo recém-cortado está sensível.

Coçar o bumbum no chão também pode ser um sinal de um problema maior, como um tumor do saco anal. Isso é raro em gatos, mas ocorre, segundo o especialista. Já em cães, pode acontecer em qualquer raça, mas é mais comum em spaniels.



  • Back to top