Por que alguns cães e gatos andam em círculos antes de deitar? - Pet é pop

Por que alguns cães e gatos andam em círculos antes de deitar?

Por que alguns cães e gatos andam em círculos antes de deitar?
Por que alguns cães e gatos andam em círculos antes de deitar?
Por que alguns cães e gatos andam em círculos antes de deitar? (Foto: freestocks/Unsplash)

Já se perguntou o motivo de alguns cães e gatos virarem em círculos em uma área antes de deitar? Veja o que os especialistas têm a dizer.

Veja também:

Jessica Bell é veterinária do Hospital Veterinário da Universidade do Estado de Washington e viu que alguns cães e gatos andam em um pequeno círculo antes de se deitarem. Segundo ela, do ponto de vista comportamental, essa mania se origina de seu instinto selvagem.

Um instinto é um comportamento que os animais não precisam aprender. Eles nascem com esse comportamento, e isso geralmente os ajuda a sobreviver no mundo.

Portanto, quando cães e gatos giram em um círculo completo, eles têm a chance de observar seu ambiente. Eles podem até girar em círculos algumas vezes para ter certeza de que o local onde querem se deitar é seguro.

Eles provavelmente estão de olho em qualquer perigo, como predadores. Este comportamento era especialmente importante quando os felinos e caninos viviam na natureza. Embora muitos cães e gatos possam viver em casas com humanos atualmente, eles nunca perderam esse instinto.

Você também deve ter notado que às vezes cães e gatos farejam enquanto se preparam para deitar. Os sentidos da visão e do olfato podem ajudar esses animais a garantir que a costa esteja limpa. Jessica ainda explicou que, uma vez que o animal sabe que um espaço é seguro, ele geralmente retorna ao mesmo local.

“Eles costumam se posicionar no mesmo lugar em sua cama todas as vezes ou estão voltados para a mesma direção”, disse ela.

Embora essa possa ser a resposta mais científica à questão, ela também ofereceu outra ideia. “Acho que muitos cães e gatos estão apenas encontrando um lugar bom, confortável e fofo para se deitar com a profundidade e o conforto adequados”, sugeriu ela.

Encontrar um bom lugar para descansar também pode ser útil para cães que estão envelhecendo. Por exemplo, cães com artrite, uma condição em que as articulações ficam rígidas ou inchadas, costumam andar em um círculo lento antes de se deitar.

Se você ficar atento, poderá notar que outros animais, como cavalos ou pássaros, também andam em círculo antes de se sentarem. Você pode ver pássaros se acomodando em seus ninhos ou em uma gaiola. Eles até reviram suas penas e movem diferentes partes do ninho para fazer tudo certo antes de se instalarem.

  • Back to top