Pets: veterinária dá dicas para prevenir doenças e combater obesidade durante a pandemia - Pet é pop

Pets: veterinária dá dicas para prevenir doenças e combater obesidade durante a pandemia

Pets: veterinária dá dicas para prevenir doenças e combater obesidade durante a pandemia
Pets: veterinária dá dicas para prevenir doenças e combater obesidade durante a pandemia
Imagem de David Mark por Pixabay

A pandemia do novo coronavírus tem afetado a rotina e a saúde dos animais de estimação. Fazer atividades físicas, intensificar os cuidados de higienização, banhos de sol, alimentação equilibrada e check-up regular são algumas das orientações da veterinária Karina Mussolino para promover o bem-estar dos pets e prevenir doenças. Confira as dicas!

Veja também:

Obesidade

Com a restrição de circulação, os passeios tornaram-se mais curtos ou foram temporariamente eliminados, reduzindo a queima calórica e gerando, consequentemente, uns quilinhos a mais nos pets. Para tentar amenizar o impacto na balança, uma alternativa é programar atividades que, quando praticadas de maneira assídua, podem trazer benefícios para saúde animal.

“A atividade deve ser introduzida de maneira gradativa”, orienta a gerente técnica do centro veterinário Seres. “Importante que tudo ocorra de maneira interativa, usando a criatividade na escolha dos exercícios e atenção aos estímulos do pet até que se torne um costume.”

Antes de adotar qualquer iniciativa, Karina Mussolino recomenda observar se o pet tem condições de se exercitar, pois a idade e ritmo sedentário podem atrapalhar esse momento que deve ser divertido e de maior conexão entre o animal e seu dono.

Higienização

“Ao retornar do passeio, não esquecer de higienizar as patinhas com água e sabão. Banhos semanais e quinzenais são bem-vindos, assim como evitar lugares de alto fluxo. Dê preferência para passeios em horários com menos exposição solar, antes das 8h e após 16h”, orienta a especialista.

Veja também:

Humor animal

A alteração de uma rotina sedentária para uma mais ativa melhora o humor do seu pet, garante a veterinária. Proporciona distração, conforto, sensação de prazer, euforia e, se a atividade for junto com o dono, promove troca de carinho e aumenta a sensação de união.

Alimentação na medida

A especialista recomenda também sempre dosar a quantidade das refeições, não deixar comida à vontade a seu pet e evitar a prática de exercícios logo após alimentação.

Banho de sol

Segundo Karina Mussolino, a exposição ao sol é necessária para a saúde do seu pet e ajuda a prevenir problemas ósseos e articulares. Recomenda-se que seja feita nos horários de menor intensidade solar, com ressalva para pets albinos, que devem usar protetor para evitar câncer de pele.

Check-up

A veterinária lembra ainda que é essencial estabelecer uma rotina de avaliação médica para os pets, com a realização regular de check-up a cada 6 meses ou 1 ano. “Prevenção é o melhor remédio para evitar a chegada de doenças crônicas e manter o bem-estar do seu animal.”

  • Back to top