Pesquisa revela por que você nunca deve sair de casa sem acariciar seu cão - Pet é pop

Pesquisa revela por que você nunca deve sair de casa sem acariciar seu cão

Pesquisa revela por que você nunca deve sair de casa sem acariciar seu cão
Pesquisa revela por que você nunca deve sair de casa sem acariciar seu cão
Pesquisa revela por que você nunca deve sair de casa sem acariciar seu cão (Foto: Simone Dalmeri/Unsplash)

Você é do tipo de dono que não consegue sair de casa sem dar carinho ao seu cachorro? De acordo com um novo estudo, isso é a coisa certa a fazer.

Veja também:

+ Conheça a melhor maneira de acariciar um gato, de acordo com a ciência
+ Dicas ajudam a gastar a energia do seu pet sem sair de casa
+ Quer ter um gato carinhoso? Aposte nessas 11 raças

A pesquisa realizada por cientistas das Universidades de Pisa e Perugia, na Itália, mostra que quando os donos dão um pouco de atenção e carinho ao cão antes de sair de casa, os animais sentirão menos ansiedade enquanto eles estiverem fora.

Eles conduziram experimentos com 10 cães com idades entre um e 11 anos sem problemas específicos de apego. O grupo era composto por sete cães sem raça definida, um Labrador Retriever, um Hovawart e um Chihuahua.

Os participantes do estudo conduziram seus cães com coleira até uma área cercada, onde foram recebidos por um pesquisador que mediu os batimentos cardíacos de seus cães. No primeiro teste, depois que os donos levaram seus cães para a área, eles conversaram com um pesquisador por um minuto e depois saíram sem dar ao cão qualquer atenção especial. No segundo teste, os donos do cão acariciaram o cão durante sua interação com o pesquisador.

Em ambos os testes, os donos deixaram a área cercada e se esconderam longe o suficiente para que o cão não pudesse sentir o cheiro deles.

Depois que os donos saíram, os cães os procuraram por cerca de três minutos em média. Depois que os donos voltaram, os pesquisadores mediram os níveis do hormônio do estresse cortisol dos cães, bem como seus batimentos cardíacos.

Eles descobriram que, independentemente de os cães serem acariciados ou não, seus níveis de cortisol permaneceram inalterados. Mas a frequência cardíaca deles diminuía acentuadamente se os donos os acariciavam antes de partir.

Mais tarde, os pesquisadores assistiram a vídeos dos cães e descobriram que os que foram acariciados mostraram “comportamentos indicativos de calma por um período mais longo enquanto aguardavam o retorno do dono”.

Por isso, da próxima vez que for sair de casa, pense em oferecer um pouco de carinho ao seu cão. Isso provavelmente o ajudará a se sentir mais tranquilo e garantir que ele saiba que você retornará.

  • Back to top