Pesquisa mostra quanto o comportamento do dono pode estressar o cão - Pet é pop

Pesquisa mostra quanto o comportamento do dono pode estressar o cão

Pesquisa mostra quanto o comportamento do dono pode estressar o cão
Pesquisa mostra quanto o comportamento do dono pode estressar o cão
Pesquisa mostra quanto o comportamento do dono pode estressar o cão (Foto: Wieger Stienstra/Unsplash)

De acordo com uma nova pesquisa, os donos podem ser os responsáveis em causar estresse em seus cães de estimação.

Veja também:

+ Cão policial provoca lágrimas em jurados, plateia e bastidores de programa
+ Reduza o estresse do seu cão ou gato em 10 passos
+ As 10 melhores raças de cães para pessoas que sofrem de ansiedade

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, queria investigar as relações entre dono e cão relacionadas ao estresse. Eles sabiam que indivíduos da mesma espécie podem imitar o estresse uns dos outros. Por exemplo, as crianças ficarão estressadas se a mãe estiver estressada.

Mas, Ann-Sofe Sundman queria determinar se o mesmo era verdade para um relacionamento multiespécies. Em outras palavras: os animais de estimação sentem isso quando seus donos estão estressados?

Para estudar isso, Sundman examinou mais de 50 cães de pastoreio (como border collies e pastores alemães) e seus donos. Os proprietários e seus cães forneceram duas amostras de cabelo, com alguns meses de intervalo.

As amostras de cabelo permitiram que a equipe medisse o estresse ao longo do tempo com base nos níveis de cortisol, um hormônio do estresse que vai parar em nossos cabelos e permanecem ali. Além disso, os donos de cães responderam a duas pesquisas de personalidade, uma sobre eles próprios e outra sobre seus animais de estimação.

Sundman descobriu que os níveis de estresse de longo prazo dos cães pastores estão fortemente correlacionados com o estresse de seus donos. Esta pesquisa concluiu que o melhor amigo do homem pode lamentar o estresse de seu dono. Mas, e quanto aos cães criados para mais independência do que as raças de pastoreio cooperativo?

Usando outras raças de cães, Amanda Höglin conduziu um estudo para determinar se o nível de cooperação de nossos amigos de quatro patas afeta a imitação do estresse canino. A equipe estudou mais de 40 cães de duas categorias de raças.

Cães de caça, como Elkhounds suecos e Dachshunds, foram criados para caçar independentemente de seus donos. Raças antigas, incluindo Huskies e Shiba Inus, são mais parecidas com seus primos lobos selvagens.

Como no estudo anterior, este experimento também coletou amostras de cabelo e pesquisas de personalidade. Höglin descobriu que os cães de caça eram mais afetados pelas relações com seus donos do que as raças antigas.

Por exemplo, cães de caça com donos mais tranquilos ​​estavam menos estressados, mas a personalidade não afetou muito o estresse em raças antigas. No entanto, ao contrário dos cães pastores, os níveis de estresse de longo prazo nas raças de cães de caça e antigas não se correlacionaram com o estresse do dono.

Isso mostra que, embora a personalidade do dono possa afetar os níveis de estresse em muitos tipos de cães, algo sobre as raças cooperativas permite que eles sincronizem seu estresse com a gente também.

  • Back to top