Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos - Pet é pop

Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos

Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos
Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos
Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos (Foto: Ludemeula Fernandes/Unsplash)

Um novo estudo revelou que, assim como os humanos e outros animais, os gatos têm diferentes traços de personalidade, com diferenças estáveis ​​de comportamento entre os indivíduos.

Veja também:

+ Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos
+ Cão perdido entra em ônibus sozinho, circula pela cidade e reencontra donos
+ Vídeo: Dono constrói uma sala de estar para seus cãezinhos com sofás, TV e bar

A identificação do tipo de personalidade de um gato é importante, pois gatos com personalidades diferentes têm necessidades ambientais diferentes para alcançar uma boa qualidade de vida.

Por exemplo, felinos ativos podem precisar de mais enriquecimento, como brincar, do que felinos menos ativos, e gatos medrosos podem se beneficiar de esconderijos extras e do estilo de vida pacífico dos proprietários.

“Em comparação com os cães, menos se sabe sobre o comportamento e a personalidade dos gatos, e há demanda para a identificação de problemas e fatores de risco relacionados”, disse a autora principal Salla Mikkola, pesquisadora de doutorado da Universidade de Helsinque e do Centro de Pesquisa Folkhälsan.

Em um questionário elaborado pela equipe, personalidade e comportamento foram pesquisados ​​por meio de um total de 138 afirmações.

O questionário incluiu cinco fatores de personalidade e dois fatores problemáticos relacionados ao comportamento: atividade/brincadeira, medo, agressividade para com humanos, sociabilidade para com humanos, sociabilidade para com gatos, questões sobre caixa de areia e higiene excessiva.

Os resultados foram publicados no início de julho na revista científica Animals. “Embora o número de traços identificados em pesquisas anteriores varie, atividade / brincadeira, medo e agressão são os únicos entre os traços identificados em nosso estudo que ocorrem com mais frequência em estudos anteriores”, explicou a especialista.

“Problemas na caixa de areia e cuidados excessivos não são traços de personalidade em si, mas podem indicar algo sobre a sensibilidade do gato ao estresse”, acrescentou ela.

Além disso, os pesquisadores descobriram que diferenças claras de personalidade podem ser encontradas em diferentes raças. Por exemplo, os abissínios são menos medrosos que os azuis russos.

“O gato de bengala era a raça mais ativa, enquanto o persa e o exótico eram os mais passivos”, disse o autor sênior, Professor Hannes Lohi, também da Universidade de Helsinque e do Centro de Pesquisa Folkhälsan.

“As raças que exibiram o aliciamento mais excessivo foram a siamesa e a balinesa, enquanto a raça van turca teve uma pontuação consideravelmente maior em agressão aos humanos e menor em sociabilidade em relação aos gatos”, acrescentou o especialista.

  • Back to top