Pesquisa comprova: acariciar um cão faz muito bem para a sua saúde - Pet é pop

Pesquisa comprova: acariciar um cão faz muito bem para a sua saúde

Pesquisa comprova: acariciar um cão faz muito bem para a sua saúde
Pesquisa comprova: acariciar um cão faz muito bem para a sua saúde
Pesquisa comprova: acariciar um cão faz muito bem para a sua saúde (Foto: Simone Dalmeri/Unsplash)

Uma nova pesquisa comprovou o que amantes de animais de estimação já sabiam: fazer carinho em cachorros faz muito bem para a saúde.

Veja também:

+ Por que meu gato fica uma fera quando faço carinho nele? Especialista responde
+ 6 dicas indispensáveis para você treinar seu cão do jeito certo
+ Saiba como proteger o seu pet dos perigos escondidos dentro de casa

O estudo, realizado pela Universidade de British Columbia, no Canadá, e publicado no jornal Anthrozoös, avaliou os efeitos da terapia canina para estudantes e mostrou que o contato físico com os caninos de apoio é a chave para aumentar o bem-estar.

A equipe de pesquisadores avaliou o bem-estar de 284 alunos de graduação com base em pesquisas antes e depois de uma visita com um cão por meio do programa “Construindo Retenção Acadêmica Através dos K-9s” da UBC.

“Há uma série de estudos que descobriram que as intervenções caninas melhoram significativamente o bem-estar dos participantes, mas há pouca pesquisa sobre quais interações fornecem os maiores benefícios”, disse o autor principal e professor associado da UBC, John-Tyler Binfet. “Sabíamos que passar um tempo com cães de terapia é benéfico, mas não sabíamos por quê.”

Um grupo de controle foi criado para contabilizar o impacto de um cão, o que significa que alguns alunos se reuniram apenas com o cachorro para uma sessão de suporte. E enquanto alguns dos participantes tocavam e acariciavam os filhotes, outros só podiam olhar os cachorros de longe.

Antes das sessões, os participantes relataram seu bem-estar. O estudo registrou suas autopercepções, conexões sociais, felicidade, integração na comunidade do campus, estresse, saudades de casa e solidão.

Os resultados confirmaram o que a maioria das pessoas que vivem com cães podem imaginar: os alunos que tocaram os cães relataram as maiores melhorias de saúde e bem-estar.

“Os participantes em todas as condições experimentaram um aumento do bem-estar em várias das medidas, com mais benefícios quando um cão estava presente, e com o maior benefício vindo do contato físico com o cão”, diz um comunicado da UBC sobre o estudo. “Notavelmente, o contato de toque com um grupo de cães de terapia foi o único que viu uma melhoria significativa em todas as medidas.”

Os resultados da pesquisa podem fornecer orientação para educadores, administradores escolares e alunos, à medida que as escolas voltam à aprendizagem presencial neste outono.

“Como os alunos potencialmente retornam às aulas presenciais em seus campi universitários neste outono e procuram maneiras de manter o estresse sob controle, eu os encorajaria a aproveitar as vantagens do programa de visitação de cães de terapia oferecido. E uma vez lá – certifique-se de reservar tempo para um abraço canino”, explicou Binfet.

  • Back to top